Francesco Totti e a cultura pop


Por Lilian Trigo

Nos últimos 23 anos, Francesco Totti deixou de ser apenas um jogador de futebol para se tornar um ícone da cultura pop. Totti está no cinema, na literatura, na música, nas artes, na publicidade e até no universo da animação e dos quadrinhos. Uma figura reconhecida no mundo todo, o capitão da Roma pode até parar de jogar no fim da temporada em curso, mas certamente continuará presente em nossas vidas.

Totti flertou com o cinema e muitos afirmam que Er Capitano tem um talento nato para a comédia. No filme“L'allenatore nel pallone 2”, que conta as desventuras do treinador Oronzo Canà, interpretado por Lino Banfi, Francesco, junto com outros nomes conhecidos do futebol italiano como Alessandro Del Piero, Luca Toni e Gianluigi Buffon,Marco Amelia, Fabio Galante, Giancarlo Antognoni, Roberto Pruzzo e Ciccio Graziani, fez sua estréia na telona. O filme, lançado 24 anos depois do original, foi um enorme sucesso de bilheteria.

Alguém consegue imaginar Totti como um autor de best sellers? Pois ele é! Em 2003, em parceria com o jornalista Maurizio Costanzo, ele lançou seu primeiro livro “Tutte le barzellette su Totti (raccolte da me)” e vendeu milhões de exemplares. O sucesso foi tanto que outros dois volume dos ‘causos’do capitão foram publicados. Depois vieram os dois divertidíssimos guias de Roma. Até hoje, Francesco já lançou sete livros.

Mas a vida de Francesco também merece registro. Doze livros sobre o Capitano foram lançados. Alguns apresentam um elaborado registro da vida do jogador, enquanto outros exploram mais o lado celebridade do capitão romanista. Todos estes livros são leitura obrigatória para o torcedor da Roma.


Na segunda temporada de “I Cesaroni”, Claudio Amêndola, grande amigo de Totti que interpreta o protagonista, convidou o jogador para uma participação mais que especial no seriado. No episódio “Fuori Gioco”, escrito por Francesca Primavera, Giulio e Cesare organizam a partida anual entre Garbatella - San Paolo. Depois de um mal-estar, Giulio, mesmo contrariando ordens médicas, decide participar do jogo quando fica sabendo que alguns jogadores da Roma jogarão a partida. Para desespero da mulher, Lucia. Além de Totti, o episódio conta também com as presenças de Luciano Spalletti, Alberto Aquilani, Marco Cassetti, Gianluca Curci, Daniele De Rossi, Mancini, Christian Panucci, Simone Perrotta e Rodrigo Taddei.

Mas esta não foi a única aparição do Capitano na TV. Totti e a mulher Ilary dublaram o episódio 22º episódio da 17ª temporada dos Simpsons, “Marge and Homer Turn a Couple Play", que foi ao ar na Itália em novembro de 2006.Francesco emprestou a voz a Buck Mitchell, jogador de baseball e protagonista da história. Assista ao divertido video do making of.

Francesco já foi cantado em verso e prosa e até arriscou uma participação no CD “Mai soli mai” do cantor e compositor Marco Conidi. O CD, que comemorava os 80 anos da Roma, foi encartado no jornal “Il Romanista” e hoje é uma raridade. Totti, De Rossi, Aquilani e Curci recitam a letra da música La Roma che conosco.

Em julho deste ano, Totti arriscou mais uma vez seus dotes vocais, cantando na praça de Pinzolo "Questo piccolo grande amore" de Claudio Baglioni.

A banda romana Giuda homenageou o ídolo na música “Number 10”. Em entrevista ao jornal La Repubblica, os músicos manifestaram o desejo de conhecer o capitão da Roma: “Não sabemos se o capitão escutou a nossa música. De qualquer maneira, seria um prazer conhecê-lo e tirar uma foto com ele”. O encontro foi registrado no documentário “Nel Pallone”, de 2013.

A lista de músicas dedicadas a Francesco é, no mínimo, eclética. Começamos com a belíssima “Anche io sono Francesco”, de Marco Conidi.

Com introdução do mítico Carlo Zampa, “Il Capitano”, de Piero Mirigliano, tem um tecladinho dos mais fuleiros. Mas o que conta é a intenção, não é?

Fabri Fibra, famoso rapper italiano, usou a ligação de Totti com Roma na letra da música “Come Totti”.

Um reggae pra Totti? Ouça “Solo un capitano” da banda Wogiagia.

A música de Bello FiGo caiu no gosto dos italianos. Jogando para a torcida, o cantor que vive em Parma - e se autodenomina ‘o príncipe do SWAG’- escreveu o RAP “Sembro Francesco Totti” para o Capitano.

Em março, o site oficial da Roma lançou uma playlist especial (imagem ao lado) no Spotify para comemorar os 23 anos da estréia do Capitano na Série A. As 23 músicas da playlist, uma para cada ano da carreira de Totti, tem Nirvana, Artic Monkeys, Radiohead, Coldplay, Vasco Rossi, Ligabue, entre outros.

O caso de amor entre Totti e a revista Topolino é antigo. PaperTotti, o alterego de Francesco nos quadrinhos da Disney, foi criado por Riccardo Secchi e desenhado por Turconi. Ele apareceu pela primeira vez no dia 16 de janeiro de 2008, no número 2721, em “Papertotti e il segreto del cucchiaio”. Voltou um ano depois em “Topolino e la Maxi Mini-Coppa”. Em 2011, PaperTotti apareceu novamente em “Paperino e Topolino in: la finale, finalmente!”. Em comemoração ao 39º aniversário do Capitano, o pato craque ilustrou novamente as páginas da revista, com direito à reprise do famoso selfie no derby. Para os 40 anos de Francesco, além de mais uma historinha, uma deliciosa entrevista, feita por ninguém menos que o Pato Donald.

Os grafites romanos dedicados a Totti são pontos turísticos na capital italiana. O mais famoso, sem dúvida, é o de Rione Monti, que surgiu na época do scudetto de 2001. Em novembro de 2012, o muro foi vítima de vândalos, mas foi restaurado um mês depois. Em 2014, outro mural, de 18 metros de altura, foi feito na parede na tradicional escola Giovani Pascoli,entre via Sibari e via Apulia, a dois passos da via Vetulonia, onde Totti nasceu e cresceu.

Uma série criada pelo artista suiço David Diehl, chamada “Football Icon” escolheu 16 ídolos que foram retratados como santos para representar a fé futebolística. O retrato de Totti, óleo sobre madeira, tem detalhes em folha de ouro e uma auréola em ouro 24 quilates.

O capitão da Roma faz tanto sucesso como garoto propaganda que vende desde Pepsi à minutos de internet. Mais desenvolto que outros craques, Francesco tem um veia cômica que torna irresistíveis as suas participações nos spots da Vodafone e da 10Lotto.

A estreia de Totti nos videogames foi com o Fifa 96. Hoje, 20 anos depois, ele é o único jogador a figurar em todas as edições do jogo desde então.


A U T O R
  • Lilian Trigo


    Romanista de São Paulo, se formou em ... na cidade de São Paulo e seus trabalhos mais recentes no mundo literário giallorosso se concentraram no conceituado blog Romanista Por Um Ano. A partir de 2016 Lilian se juntou a redação do Portale Romanista.

    @liliantrigo

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM