Società Sportiva Pro Roma

A Società Sportiva Pro Roma, um dos clubes poliesportivos da capital italiana, foi criada no dia 28 de agosto de 1911 depois da extinção do Club Sportivo Ardor, fundado anos antes pra ser mais exato em 1908. Apesar de disputar outras modalidades esportivas tais como natação e atletismo, A Pro Roma também tinha um departamento de futebol.

A divisa oficial da equipe era branca com detalhes na gola preto, calção e meiões pretos e uma logo em monograma particular com as iniciais do clube criada por Giulio Polidori. Há quem diga que este detalhe fora reutilzado na criação de uma das logos da Roma que no mesmo estilo destacavam as letras ASR.

As primeiras partidas da equipe eram disputadas na Piazza d'Armi. Em março de 1912 a sociedade inaugurou seu campo oficial na via Ostiense número 9. A primeira partida foi realizada no dia 17 de março de 1912 contra a Fortitudo.

No verão de 1912 a Federação Italiana de Futebol, com a iniciativa de nacionalizar o futebol promove a Pro Roma para disputar a Primeira Categoria (Serie A de hoje). Para isto o time teria antes de enfrentar a Tebro Roma: a partida termina 2 a 1 para os alvinegros com dois gols de Carrega e assim se qualifica para o campeonato nacional. No grupo laziale porém, a Pró Roma chega apenas em penúltimo lugar. Na seqüência o time continuou a penar sempre caindo na fase de grupos da competição.

No dia 11 de abril de 1915 a sociedade inaugura seu novo estádio o Flaminio e em 1916 se une com a Unione Sportiva Romana afim de reforçar ambas equipes mas a moção não surte o efeito esperado e em 1921/22, após vários anos medíocres lutando para não cair, é rebaixada a Segunda Divisão (hoje Série B). O time voltaria a Primeira Divisão somente no final da temporada 1923/24.

A Pro Roma, realmente não teve muito brilho no futebol, pois o seu forte era atletismo. O pai de quem viria ser presidente mais tarde da sociedade Sr. Silvio Sensi ajudou e fez parte da direção de futebol por muitos anos. Dentre algumas formações que se destacaram no time estavam a de Fiorini: um hábil jogador de fina classe que certamente estava na relações dos melhores da capital.

Depois tinham os irmãos Giuseppe e Natale Canalini, Mario Zama, Giulio Polidori, Salvatore Panunzi, Mario Migniani, Vicenzo Baldo, Silvio Bonfigli, Armando e Orazio Cimino, Silenzi entre outros. O seu campo de futebol estava localizado em um dos pontos mais famosos da capital italiana a Villa Broghese hoje. Em 1926 Fortitudo e Pro Roma se unem para serem uma só afim de se tornarem fortes para o campeonato italiano conservando os nomes sociais de ambas equipes.

N U M B E R S
  • Società Sportiva Pro Roma



    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM