Società di Ginnastica e Scherma Fortitudo

A Società di Ginnastica e Scherma Fortitudo nasceu no dia 8 de dezembro de 1908 depois da fusão com o Football Club Aiglon Robur in Fide criado em 1905, como um clube de atividades poliesportivas, apesar de ser mais destacada no futebol romano nos anos vinte. A equipe usava uma divisa em vermelho claro com detalhes em azul na gola, punhos e na bainha. Seu símbolo era um escudo muito parecido com o que a Roma utiliza hoje, com a parte superior dele em dourado, a loba etrusca e as inscrições S. G. S. F. Na inferior seqüencialmente as listras em vermelho e azul.

Sua fundação ocorre graças a uma doação de Pio X aos frades Fratelli di Nostra Signora della Misericordia que ganharam do papa uma área na praça Adriana situada atrás do Castelo Sant'Angelo. A torcida que sustentava o time era uma das mais calorosas da cidade, e vinham sobretudo do popular Rione Borgo no qual a Fortitudo tinha sua própria sede. A forte paixão contra distinguia os torcedores deste clube que automaticamente era assimilada pelos jogadores no campo que formavam um grupo unido e compacto, no qual se destacavam jogadores muito fortes tecnicamente e apreciados inclusive fora dos limites da capital.

Como o time fôra fundado por frades a maioria dos dirigentes eram religiosos e entre estes se destacava a figura do Frade Porfirio Ciprari, um dos personagens mais amados na história do clube, que desenvolvia contemporaneamente as funções de presidente e de treinador. Foi ele quem descobriu e lançou Attilio Ferraris IV, talentoso jogador de Borgo Pio, que seria um dos capitães mais estimados da Roma e que já na época da Fortitudo fôra convocado a fazer parte da seleção.

Em 1922 conquistou a Liga Sul se qualificando para a final valendo o título nacional italiano contra o Pro Vercelli: na primeira partida a Fortitudo perdeu por 3 a 0 e na segunda por 5 a 2.

Em 1926 absorve a Società Sportiva Pro Roma, onde partecipa com maior força no novo campeonato entitulado Divisão Nacional e assume o nome Società Fascista Fortitudo Pro Roma. Mesmo com a união o time não consegue força suficiente para se destacar nacionalmente e decide então em junho de 1927 se unir com Alba e Roman para formar a Associazione Sportiva Roma.

N U M B E R S
  • Società di Ginnastica e Scherma Fortitudo



    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM