Società Sportiva Alba

Em 1906 nascia a Società Sportiva Alba, ou simplesmente Alba. Usava camisa verde com uma banda horizontal larga em branco com calção também branco e meiões pretos.

Sua torcida era de massa popular e o proprietário do clube e também primeiro presidente, Umberto Farneti, possuía um boteco no bairro Flaminio e servia de sede social da equipe e encontro de seus torcedores.

Apesar de rudimentar era uma das poucas sociedades que pagava em dia os seus atletas; o futebol ainda era uma atividade amadora e nem sempre os jogadores eram compensados. A equipe era boa e, muitas vezes, Farneti conseguia realizar boas estratégias de mercado com contratações de ótimos jogadores que regularmente eram embolsados pela rival Fortitudo. Em 1925 por muito pouco não conquista o título nacional depois de ter se sagrado campeão da Liga Sul enfrentou o Bologna (campeão da norte) e perdeu os dois jogos: o primeiro por 4 a 0 e o segundo por 2 a 0. No ano seguinte conquistou o bi-campeonato da Liga Sul e desta vez pegou a Juventus na final: 7 a 1 em casa e 5 a 0 em Turim.

Em julho de 1926 se une com a Audace e passa a ser denominada Unione Sportiva Alba Audace. Pelos feitos anteriormente é promovida a divisão principal italiana. Na temporada 1926/27 fica em penúltimo lugar e é rebaixada, mas repescada pelo alargamento de participantes no campeonato seguinte.

No verão de 1927, quando era presidida pelo On. Ulisse Igliori, se une com Roman e Fortitudo para fundar a Associazione Sportiva Roma.

N U M B E R S
  • Società Sportiva Alba



    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM