Pietro Serantoni

Meio campista talentoso campeão do mundo com a camisa da seleção italiana de 1938, que fez estrada na Roma com setenta e três presenças e seis gols durante as quatro temporadas que vestiu a maglia giallorossa (1936-1940), Serantoni veio (um pouco tarde demais) para tentar impedir o time ser rebaixado a segunda divisão, desta vez como técnico de futebol.

Serantoni inicia seu legado mesclando entre o final de sua carreira de jogador de jogador futebol vestindo a camisa da Associazione Sportiva Suzzara Calcio, que leva o mesmo nome da cidade da Lombardia, e a de técnico de futebol em 1940. Em 1946 acerta com o Padova e fica lá até ser chamado pela direitoria da Roma no decorrer da temporada 1950/51.

Sua missão era tentar diminuir os prejuízos deixados pelo seu antecessor Balaoncieri e evitar o rebaixamento da equipe. Seu início foi promissor e realmente suscitava esperanças de que poderia tirar o time do atoleiro que se encontrava dando as coordenadas certas para um time bastante abalado e sem credibilidade.

Trabalho rápido e apostando nesse fundamento procurou principalmente colocar em prática uma série de treinamentos mortificantes no intuito de recuperar também o vigor atlético da equipe com uma adequada preparação física não ocorrida antes do início da temporada. Não haveria dúvidas que logo os nervos da equipe iria se cobrar dessa tensão inicial necessária.

Do ponto de vista tático tentou suprir as carências, se mantendo fiel ao Método, mas a equipe se perdeu novamente não conseguindo acompanhar seu raciocínio em tão pouco curto espaço de tempo, como era esperado, e com isso a situação se verteu de mal a pior tendo que mais uma vez voltar para as mãos do velho Guido Masetti.

Pietro Serantoni morre em Roma vítima de um tumor no cérebro aos 58 anos de idade no dia 6 de outubro de 1964.

@zamacwb

 

SERANTONI

B I O S

  • Pietro Serantoni


    Nascimento: 11/12/1906
    Local : Venezia

    Função:Técnico

    Estréia: 24/12/1950
    Roma 4-1 Udinese

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1950/51 19 5 4 10
    TOTAL 19 5 4 10
    Conquistas:

    1944/45: Campeonato Romano


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM