Imre Senkey

Antes de ser técnico foi jogador também de 1920 até 1930 onde conquista por cinco vezes consecutivas a primeira divisão húngara com o MTK - Magyar Testgyakorlók Köre Budapest Futball Club, além de vestir por 6 vezes a camisa da Hungria.

Iniciou sua carreira como treinador no III. Kerületi Testnevelési Utánpótlás Egyesület, mesmo time que também atuava como jogador de 1927 a 1929. Fez o mesmo ao retornar para o MTK alternando entre banco e gramados de 1930 até 1935.

O futebol húngaro impressionava o mundo naquela época. Havia sido vice campeã na Copa do Mundo de 1938 diante da própria Itália e com isto conquistado o interesse de dirigentes por toda a península a implantar o seu esquema de jogo dentro da bota, principalmente a Roma que havia conquistado seu primeiro título italiano sob o comando de um técnico húngaro.

Homem bastante maleável, tentou se comprometer em fazer a Roma navegar em aguas menos agitadas, porém não consegue conquistar resultados que garantisse a tranquilidade necessária para colocar o trabalho em prática. Nos quatro primeiros jogos sob comando da Roma coleciona desastrosos resultados: Uma vitória e três derrotas, sendo a última delas com um sonoro e embaraçoso 7 a 1 em casa diante do Torino. Nem mesmo a vinda do talentoso Zsengellér, com já 600 gols em sua prestigiosa carreira conseguiu mudar a rota que parecia bem próxima de ocorrer.

A teoria foi obviamente mal digerida pela equipe e na vigésima quinta rodada o presidente Pietro Baldassare decide exonerar o húngaro do cargo depois de uma indigesta derrota por 2 a 0 em casa diante do Bologna. Uma curiosidade estranha é por vezes engraçada é que o técnico implicou com o bigode do argentino Bruno Pesaola e queria a todo custo que o meia o raspasse. Entre os impasses Pesaola ficou sem o bigode e Senkey sem o cargo passando o bastão para Brunella dirigir a equipe nas rodadas restantes que ainda faltavam para encerrar o ano esportivo.

Continuou treinando equipes dentro da Itália desde 1948 como Brescia, Modena, Genoa, Novara e na sua ultima temporada 1959/60 o Torino, trazendo os granadas novamente para a Série A depois conquistar a segunda divisão italiana. Imre Senkey, faleceu na sua Budapeste aos oitenta e seis anos de idade no dia primeiro de outubro de 1984.

@zamacwb

 

SENKEY

B I O S

  • Imre Senkey


    Nascimento: 21/06/1898
    Local : Budapeste

    Função:Técnico

    Estréia: 14/09/1947
    Fiorentina 1-0 Roma

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1947/48 25 8 5 12
    TOTAL 25 8 5 12

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM