Guido Masetti

Guido certamente pelo que se vai verificar aqui no seu histórico, não era um grande técnico de futebol com táticas aprimoradas. Aparecia sempre nos momentos mais difíceis da Roma, mesmo se sua função, inicialmente era aquela de preparador de goleiros.

Com a chegada da segunda guerra viu praticamente vários companheiros dos quais até jogou junto conquistando o primeiro titulo italiano da Roma pular fora do navio pois a capital era um ponto de conflito bélico estratégico importante para os dois frontes de batalha e com isto muitos se assustaram e deixaram a cidade e o jeito foi assumir o timão para não deixar o barco afundar.

Sua primeira tarefa foi o campeonato romano de 1943/44, que era um torneio propriamente dito criado para deixar em forma as equipes da capital enquanto a guerra não se resolvia e Masetti se saiu muito bem colecionando quatorze vitórias e quatro empates em dezoito jogos perdendo o torneio por apenas um mísero ponto de diferença.

Mas Guido gostou a princípio da brincadeira e na temporada seguinte levantou o caneco com dez vitórias, dois empates e duas derrotas em quatorze jogos, vencendo por 1 a 0 sobre a Lazio no final do torneio. A satisfação foi grande para o veronês, mas certamente, pelo menos no que diz respeito a Roma e ao retorno a primeira divisão italiana, teria que ficar ali.

Mesmo assim ele acaba se transferindo para Gubbio na temporada seguinte e de quebra conquistando a Série C italiana da temporada seguinte, 1946/47 e a histórica promoção a Série B da equipe umbra.

Retornou a Roma na temporada 1950/51, procurando salvar a equipe do vexatório rebaixamento a Série B, mas já era tarde demais e no ano seguinte não se sentiu na competência de comandar o time para sair da situação, com isto acabou indo para Palermo para substituir o exonerado Remo Galli.

Em 1952 acertou com a Reggiana tendo um bom retrospecto com o time ficando no comando dos calabreses por duas temporadas. Teve uma aventura passageira com o Pisa em 1953 e em 1954 assumiu o banco de reservas do Colleferro e a transformou na terceira melhor equipe de Roma.

Mais uma vez retorna para sua amada Roma em 1956/57 mas apenas para apagar o incêndio (come sempre) daquele tumultuado inicio de temporada. Em 1958 assume a Romulea fazendo duas temporadas com os giallorossi pela quarta divisão italiana antes de encerrar definitivamente sua carreira de técnico de futebol.

@zamacwb

 

MASETTI

B I O S

  • Guido Masetti


    Nascimento: 22/11/1907
    Local : Verona

    Função:Técnico

    Estréia: 13/05/1951
    Roma 5-0 Sampdoria

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1950/51 5 3 1 1
    1951/52 5 1 0 4
    TOTAL 10 4 1 5
    Conquistas:

    1944/45: Campeonato Romano


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM