Lajos Mems Kovacs

A escola de Danubio proporcionava um futebol exuberante na época e seus maestros eram disputadíssimos pelas equipes que buscavam este salto de qualidade em seus elencos. Assim a Roma em 1932 trouxe para a capital mais um húngaro o mister Kovacs para dar continuidade ao trabalho que o seu compatriota Janos Baar deixara incompleto, devido a falta de pulso firme com o time.

No entanto o que Janos tinha de sensibilidade Lajos tinha de grossura. Era um sujeito hostil, do tipo sargentão que levava em consideração mais o aspecto de disciplina do que resultado positivo de uma partida. Existia horário pra comer e horário para dormir, o que já de bate pronto causou rusgas com nada menos que o capitão do time Attilio Ferraris IV, que curtia uma sinuca noturna regada a tragadas de cigarro e um Cinzano para acompanhar.

Claro que de todo modo sua tática não fora tão ruim e algumas respostas boas da disciplina vieram em campo. Tanto é que neste regime foi possível saborear os sete a um sobre o pobre Torino, além de outros resultados, fora do campeonato como a goleada de 10 a 0 em um amistoso com o Cagliari e a conquista da Copa Cappelli em Munich.

Montou cursos de aperfeiçoamento para treinadores e afins, era muito profissional e organizado naquilo que fazia. Com a Roma conseguiu ficar na quinta posição, dando o salto de uma colocação em relação a temporada anterior. Muito pouco para as ambições da diretoria giallorossa que ainda buscava alucinadamente o título italiano.

Sua aventura durou apenas uma temporada na capital, o que já era de se esperar, mas a disciplina e sua experiência ajudaram o clube a amadurecer tecnicamente suas bases para o futuro. Após sua aventura com a Roma ainda treinou mais quatro equipes na Itália até 1955, conquistando a Mitropa Cup com o Bologna.

Dos 28 jogos frente ao clube, conquistou 12 vitórias, empatou 10 vezes e perdeu 6. Ao se retirar do futebol migrou para os Estados Unidos e lá permaneceu até o seu falecimento em 17 de dezembro de 1961, na cidade de Nova Iorque.

@zamacwb

 

KOVACS

B I O S

  • Lajos Mems Kovacs


    Nascimento: 27/04/1894
    Local : Budapeste

    Função:Técnico

    Estréia: 06/11/1932
    Roma 0-0 Bologna

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1933/33 28 12 10 6
    TOTAL 28 12 10 6

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM