William Thomas Garbutt

Teve a tarefa e ao mesmo tempo a honra de treinar o primeiro time da Roma da história. Na época a diretoria romanista fazia uma apurada avaliação entre Ging (também conhecido como King pela confusão que sempre se faz em Roma ao pronunciar nomes estrangeiros) que treinara a Fortitudo e comandara o time no pré campeonato e o inglês vindo do Genoa, onde lá estava desde 1912 antes de deixar o Blackburn.

Ex jogador, Garbutt foi uma boa escolha para o início do futebol giallorosso, sendo ele considerado por muitos o pai do futebol, também um dos pioneiros no surgimento do futebol italiano conquistando três títulos da máxima série antes de vir para a capital. Não repete o mesmo feito em Roma. No primeiro ano consegue apenas a oitava colocação, somando 18 pontos, em uma fase grupos, onde os 4 primeiros dos dois criados se classificavam para os playoffs finais.

O segundo ano, muito mais prolífero, William consegue um bronze deixando o time giallorosso quase perto da conquista do título, mas o terceiro lugar ainda sim não serviu para disputar a final. No total foram 23 vitórias, 12 empates e 15 derrotas. De consolo veio a conquista da Copa CONI.

Em 1929, depois de duas temporadas a frente da neo-nata Roma, acabou indo para o Napoli para mais tarde voltar a sua amada Genova.

Garbutt foi conselheiro técnico de Vittorio Pozzo e teve uma função importante no futebol italiano: aquela de dar início aos frutos que renderiam duas copas do mundo para a Azzurra.

Naturalmente, e conforme poderão notar em seus esquemas táticos de formação do time, fez a Roma jogar ao método que levava a inicial do seu nome, com a formação da equipe em campo nitidamente em W com três atacantes. Para alguns ele era um tipo de Zdenek Zeman da época, mas um pouco mais cuidadoso com o setor defensivo, obviamente.

William Garbutt faleceu aos oitenta e um anos de idade na cidade de Warwick, Inglaterra, no dia 24 de fevereiro de 1964.

@zamacwb

 

GARBUTT

B I O S

  • William Thomas Garbutt


    Nascimento: 9/01/1883
    Cidade :Hazel Grove

    Função: Técnico

    Estréia: 25/09/1927
    Roma 2-0 Livorno

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1927/28 20 6 6 8
    1928/29 30 17 6 7
    TOTAL 50 23 12 15

    Conquistas:

    1927/28: Copa CONI

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM