Janos Baar

Inventor do Wunderteam, teve a missão de segurar a onda quando Herbert Burgess foi demitido após 10 rodadas do campeonato 1931/32, já que era seu auxiliar direto e tinha aval de Hugo Meisl. Segurar porque logo depois que assumiu foi caindo a ficha da diretoria romanista que o austríaco não tinha pulso firme, nem carisma para comandar a equipe.

Apesar disto tinha um bom conhecimento da lingua italiana e isto facilitava o tato com a imprensa. Pecava mesmo era na comunicação com o seu vestiário, tido com hostil pelos jogadores realmente não era seu perfil gerir relacionamentos.

Diferentemente de Baccani que era mais teórico, para Baar não tinha tempo ruim que o fizesse desistir de um treino, inclusive participando dos mesmos para acompanhar a evolução da equipe.

Iniciou bem, conquistando duas vitorias com uma goleada de 4 a 1 sobre a Lazio o que a priori conquistou a torcida. Porém seu pior pesadelo foi em Turim depois do time perder vexatoriamente por 7 a 1 o que rapidamente fez desmoronar sua reputação. Alguns o culparam por aplicar treinos duros o que desgastou o time ocasionando o desastre. Porém o técnico rebateu dizendo que o capitão Ferraris e outros foram pegos na noitada anterior a partida.

Sem dúvida nenhum seu método era profissional, tanto é que no final ainda conseguira conquistar a terceira colocação no campeonato, no entanto o peso da goleada sofrida em Turim, que não passara pela garganta do torcedor romanista e as três derrotas na temporada seguinte decretaram o final de sua breve história como treinador da equipe cedendo lugar para o húngaro Kovacs.

31 jogos no comando da Roma cm 14 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. Janos após sua rescisão contratual com a diretoria giallorossa, não ficou muito tempo parado, fechando com o Bari logo em seguida, onde treinou até o final da temporada 1932/33, ficando em penúltimo lugar fazendo com que o time caísse para a Série B.

@zamacwb

 

BAAR

B I O S

  • Janos Baar


    Nascimento: 1899
    Local : Hungria

    Função: Auxiliar e Técnico

    Estréia: 29/11/1932
    Roma 1-0 Napoli

    TEMPORADA JGS VIT EMP DER
    1931/32 25 12 6 7
    1932/33 6 2 1 3
    TOTAL 31 14 7 10



    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM