Gastone Prendato

Iniciou sua carreira no time da cidade natal o Petrarca Calcio em 1926 com apenas dezesseis anos de idade. Em 1928 passa a integrar o Padova e por lá fica até 1931 quando é negociado com a Fiorentina.

Na Toscana faz fama e estrada com oitenta e uma presenças e vinte gols nos quatro anos que vestiu a camisa viola. Na temporada 1935/36 acerta com a Juventus mas encontra dificuldade em se adaptar ao clube de Turim. Se continuidade na temporada seguinte é cedido a Roma para reforçar o time do técnico Luigi Barbesino.

Gastone tinha grandes habilidades técnicas, se enquadrava muito bem nos tipos de alas italianos que os grandes times da Itália procuravam, era criativo, fazia manobras com inteligência, concluía bem a gol e convergia bolas alçadas aos companheiros na área com maestria, sobretudo nas desenvolturas de linha de fundo.

Quando chega a Roma o único problema fica por conta da idade. Com os longos caminhos percorridos no Padova e na Fiorentina, parece não ter sobrado absolutamente nada para a Roma'e com isso tem pouca utilidade no time naquela temporada. Mesmo assim vai a campo dez vezes e marca 2 gols com a camisa da Roma. Pela Copa Italia também deixa seu gol na única partida que jogou com a camisa romanista.

Ciente de que era o momento de começar a pensar na aposentadoria, Prendato retorna pra casa e na região do Veneto ainda disputa alguns jogos pelo San Dona, Trento, com um episódio a parte no Ravenna por divisões inferiores. Em 1946 decide pendurar definitivamente as chuteiras para seguir como treinador.

Como técnico tem um parênteses exercendo as duas funções, prática muito utilizado na época por jogadores em fim de carreira que se alternava entre o banco de reservas e os gramados, no San Dona. Depois acabou treinando várias equipes pequenas até chegar ao comando Padova, Trapani e Cosenza nos anos cinquenta e sessenta. Encerrou definitivamente com o futebol em 1966 depois de estar dois anos no comando do San Dona.

Gastone Prendato faleceu aos setenta anos de idade, em sua cidade de origem, Padova, no dia 27 de outubro de 1980

@zamacwb

10   presenças
2   gols
 

PRENDATO

B I O S
  • Gastone Prendato


    Nascimento: 04/03/1910
    Cidade : Padova

    Função: Meia Atacante (Ala)

    Estréia : 03/01/1937
    Roma 3-0 Lucchese

    Temporada  Pres Gols
    1936/37 10 2
    Total 10 2


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM