Raffaelle D'Aquino

Foi uma das grandes negociações da Roma na temporada 1928/29. Junto com o Ferraris IV e Degni formou uma das linhas defensivas mais seguras da história, tirando a titularidade do capitão Pierino Rovida. Se projetou no Novara, desempenhando por lá várias funções, entre elas de centro avante, antes de brilhar como mediano.

Tem notável destaque com os piemonteses, se sobressaindo como elemento surpresa e no verão de 1928, o presidente Sacerdote não poupa esforços para trazê-lo e se concentra em Raffaele para reforçar a linha defensiva giallorossa, definindo a negociação no curso do famoso Carosello histórico que acontecia em Turim.

Quando chega a capital, com a adaptação as mudanças de hábitos que tem que fazer, confirma todos os seus dotes dos quais foram confiados, em particular a insistência de jogo que, combinada a uma boa técnica, constitui um ótimo auxílio para o gladiador Ferraris IV desempenhando inclusive a função de lateral as vezes.

Sua fisionomia pouco convincente do ponto de vista estético, o transformam rapidamente em objeto de zombaria de um como Mattei, o qual chega a compara-lo com o jolly do baralho. D'Aquino não se aborrece pelas brincadeiras em questão, em virtude de um caráter extremamente sociável, que faz dele o típico homem do vestiário, e nos jogos em casa, não faz a diretoria se arrepender pelo dinheiro gasto pelas suas prestações. Em 1933/34 quando sua carreira já está próxima de um declínio, é cedido ao Pisa, onde disputa ainda com muito vigor uma grande temporada na Série B

Gazzetta dello Sport:

"Mediano brilhante e generoso, que com Ferraris IV forma uma linha maravilhosa"

jornal Il Piccolo:

"Brilhou por fineza e a precisão do seu fornecimento a primeira linha"

Foi também convocado a seleção italiana B. Muito justo por sinal. Em 1942 torna-se técnico de futebol e se tem notícias de que treinou o Cagliari até 1948.

@zamacwb

1   gols
 

D'AQUINO

B I O S
  • Raffaelle D'Aquino


    Nascimento: 23/11/1903
    Cidade : Rovigo

    Função: Volante

    Estréia : 30/9/1928
    Roma 4-1 Legnano

    Temporadas Pres Gols
    1928/29 29 1
    1929/30 16 -
    1930/31 33 -
    1931/32 31 -
    1932/33 7 -
    Total 116 1

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM