Giovanni Borin

Apesar de ter nascido no Vêneto os registros apontam como sua primeira equipe já profissional a Roma aos vinte e três anos de idade na temporada 1945/46, mas tudo indica que ele veio juntamente com o outro reforço da mesma região, o lateral Contin e provavelmente oriundo da Cormonese.

Giovanni atuava no meio campo tanto na função de mediano como na de meia inserido no ataque como opção de jogada ou ainda na condução e articulação de jogo. Possuía um bom chute além de visão particular de jogo, mas lhe pesava um pouco a técnica contudo. Era vivaz nos contra-ataques e aguerrido nas contenções de primeiro combate no meio campo.

Foi uma das poucas contratações da terrível época de vacas magras na sociedade. Aquela era a temporada de retorno após a devastante segunda guerra mundial e a população, sobretudo na Europa pagava caro as feridas de um conflito bélico marcado por desgraças e indiferenças.

Borin estreou no time principal no gélido dia 9 de dezembro de 1945 na vitória por 3 a 1 sobre a Salernitana, fechando o tridente de ataque do técnico Giovanni Degni ao lado de Amadei e Urilli. Mas sua melhor e inesquecível impressão seria dias depois no derby contra a Lazio, onde magistralmente faria o segundo gol da vitória sobre os celestes aos vinte e sete minutos da etapa complementar, caindo nas graças da torcida romanista.

Contudo, como salientado antes Borin era o cara certo no momento mais complicado da história romanista o que fatalmente o faria vítima daquela confusa época. E inevitavelmente o presidente Pietro Baldassare o negociaria na temporada seguinte com o Tivoli onde também teve uma discreta atuação.

Em 1947 passa ao Perugia e lá obtém sua melhor performance até então registrada e conhecida, fazendo quinze jogos e três gols na também única temporada que atuou pelos grifões da Umbria. Retorna para os amarantos da capital na temporada 1948/49 e decide pendurar as chuteiras com apenas vinte e sete anos de idade.

@zamacwb

6   presenças
1   gols
 

BORIN

B I O S
  • Giovanni Borin


    Nascimento: 17/02/1922
    Cidade : Conegliano Veneto

    Função: Volante

    Estréia : 09/12/1945
    Salernitana 1-3 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1945/46 6 1
    Total 6 1

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM