Erminio Asin

Começou a carreira na extinta equipe triestina da Ponziana, aos vinte e dois anos pela Série C na temporada 1936/37. Seu primeiro ano como profissional fora suficiente para chamar atenção da diretoria romanista que decide trazê-lo para capital.

Dias antes da sua vinda casou e no "Calcio Ilustrato", revista que época cobria o futebol italiano, ficou famoso ao ser tema de capa do editorial com imagem a bordo de uma gondola em Veneza ao lado da esposa na sua lua de mel.

Era um lateral discreto no que diz respeito a técnica e no futebol de alto nível da primeira divisão italiana tenta conquistar o degrau necessário. Erminio se apresenta ao time pouco antes de iniciar a temporada 1937/38, com a proposta emergente do atual técnico Guido Ara de renovar o elenco. As esperanças eram grandes em torno do grande senhor veneziano porém Asin não consegue impressionar nas três temporadas que vestiu a camisa giallorossa.

Sua grande barreira eram os consagrados Monzeglio e Gadaldi, que com mais experiência e consequentemente ávidos de técnica seria praticamente impossível a disputa pelas posições, mesmo porque já tinham conquistado também a confiança da torcida romanista.

Desta forma teve que se contentar com o turn-over pacientemente esperando as poucas chances que teve nas três temporadas que serviu a Roma. Mesmo assim, quando vai a campo nota-se nitidamente suas limitações técnicas. Apesar de ser muito impetuoso, sua capacidade física é acompanhada pela forma rude que trata a bola o que o impede sua eficácia o que reflete em campo quando o time necessita de suas prestações. E tendo a se considerar dentro de uma equipe que persegue grandes ambições, apenas generosidade não basta para se firmar, sobretudo quando falamos de uma torcida como a da Roma.

Não demora muito para que ele entenda que sua dimensão não casa com aquela do futebol da Série A italiana e desta forma Asin tem que se contentar com o empréstimo ao Lucchese na temporada seguinte. pela Série B 1939/40, Erminio tem mais espaço dentro da equipe da cidade de Lucca e coleciona 34 presenças além do seu único gol como profissional na sua carreira.

De fato, colocando-se de fronte a adversários que não tem técnica apurada, tem a possibilidade de se nivelar, mesmo porque não obrigado a lutar pela titularidade ou ter o incomodo de ser comparado com atletas de técnica mais apurada e com o desempenho acaba conquistando o voto de confiança mais uma vez no seu retorno a capital no ano seguinte.

Porém mais uma vez encontra pela frente jogadores como Acerbi e Brunella, e nem mesmo com o novo técnico Schaffer, consegue a confiança necessária para se firmar no time principal. Com apenas duas participações na temporada o jeito é se conformar com o time B e pensar no seu retorno ao Veneto que ocorre na temporada seguinte

@zamacwb

9   presenças
 

ASIN

B I O S
  • Erminio Asin


    Nascimento: 27/03/1914
    Cidade : Venezia

    Função: Lateral Direito

    Estréia : 27/03/1938
    Juventus 0-0 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1937/38 4 -
    1938/39 3 -
    1940/41 2 -
    Total 9 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM