Carlo Gambini

Natural de Pisa, Carlo iniciou sua carreira já como profissional aos vinte anos de idade na extinta Associazione Sportiva Scintilla Riglione, equipe amadora que alimentava o viveiro esportivo da cidade. Promessa para o setor do meio de campo, agrada a diretoria romanista que decide apostar no jogador toscano e em 1949 é chamado a capital para compor o elenco do então novo técnico e ex-jogador da Roma, Fulvio Bernardini.

Entretanto, no período de preparação para a temporada acaba se lesionando e volta a campo apenas no dia 2 de outubro de 1949 estreando em jogo fora de casa diante da Fiorentina, onde a Roma sofre uma sonora goleada de 4 a 1.

Muito jovem e talvez até mesmo assustado com a nova atmosfera que enfrentava na capital, Carlo tem a infelicidade de atuar em uma das piores épocas enfrentadas pelo clube em toda sua história. O time era pobre tecnicamente e perdido taticamente, embora tivesse alguém no comando que mais tarde se tornaria um dos melhores técnicos da Itália.

Outro fator determinante que atrapalhou a vida de Gambini foi o fato de ter que inicialmente atuar como lateral, já que o time tinha muitas deficiências em setores importantes da sua formação. E segundo os tablóides esportivos da época desempenhava com o mesmo orgulho destacando-se por boas apresentações.

Apesar da enésima derrota da Roma, no dia 20 de outubro de 1949 diante da Ambrosiana Inter por 3 a 1 em casa, fez uma grande partida anulando Lorenzi com autentica habilidade.

Porém, eram tempos difíceis, e o time não fora rebaixado por um tris, o técnico acaba deixando o clube pouco antes do final da temporada e com isto o jovem talento meio-campista toscano acaba pagando um preço alto também sendo negociado com a Società Sportiva Dilettantistica Chieti Calcio de Abruzzo em 1951.

Com os neroverdi ganha continuidade acumulando 22 presenças, despertando interesse do Cagliari Calcio que compra o passe do jogador na temporada seguinte.

Coleciona apenas 13 jogos com o time rossoblu da Sardegna, em função até mesmo da lesão que o perseguia e na sua recuperação em 1954 se transfere para o Siracusa Calcio.

Na Série C italiana, Carlo encontra sua perfeita condição fazendo 117 partidas com os “Leoni” nas cinco temporadas que lá permaneceu até pendurar as chuteiras em 1959.

@zamacwb

6   presenças
 

GAMBINI

B I O S
  • Carlo Gambini


    Nascimento: 02/01/1928
    Cidade : Ghezzano

    Função: Meia/Lateral

    Estréia : 02/10/1949
    Fiorentina 2-1 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1949/50 6 -
    Total 6 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM