Gianfranco Dell'Innocenti

Apesar de ter nascido na Toscana, Gianfranco iniciou sua carreira futebolística nos juvenis da Alba de Roma. Aos dezenove anos, a partir da temporada 1944/45 compõem equipe principal do clube disputando a Série C e sucessivamente a Série B, acumulando 31 jogos até 1947.

O novo técnico da Roma Imre Senkey, profeta do Sistema, fica encantando com a jovem revelação e decide investir no volante para compor sua equipe com a difícil missão de introduzir seu esquema de jogo.

Dell'Innocenti por sua vez demonstra ser uma ótima aposta capaz de colocar em prática ao novo módulo e inclusive adaptar-se perfeitamente aos mecanismos do técnico húngaro, que em virtude da dificuldade inicial decide voltar atras, sem efetivamente jamais dar um senso de jogo para a equipe.

Volante de tato moderno e de jogadas elegantes até acima daquilo que a Roma poderia oferecer em seu conjunto, acumula quatro temporadas com a camisa giallorossa, colecionando 90 presenças e um gol antes de ser cedido em 1951 para o Lucchese a título de empréstimo.

Com os rossoneri de Lucca se destaca indo a campo trinta e quatro vezes e não demora muito para chamar a atenção do Spal que não pensa duas vezes em negocia-lo definitivamente com o clube da capital. Demonstra a mesma intensidade de jogo com um rendimento excepcional que o destaca ainda mais com a camisa dos celestes de Ferrara acumulando 68 jogos nas duas temporadas que lá atuou antes de passar para a Udinese.

Disputa trinta e quatro jogos e outras duas temporadas com os friulanos e em 1955 é cedido para o Bologna onde tem pouco espaço indo a campo apenas onze vezes, o que faz com que Gianfranco acerte com o Vicenza na temporada seguinte. Com os biancorossi coleciona 55 jogos até 1959 antes de ser negociado com o Viareggio, clube de sua cidade natal.

Com as zebras da Toscana faz mais de trinta jogos até 1962 onde se alterna como jogador e técnico.

Como treinador ainda comandaria equipes menores como Camiore, Colleferro e Forte Marmi até 1975 onde decide deixar os gramados definitivamente.

Gianfranco Dell'Innocenti faleceu na cidade natal de Viareggio no dia 20 de setembro de 2012 aos oitenta e sete anos de idade.

@zamacwb

90   presenças
1   gols
 

INNOCENTI

B I O S
  • Gianfranco Dell'Innocenti


    Nascimento: 16/11/1925
    Cidade : Viareggio

    Função: Volante

    Estréia : 12/10/1947
    Bologna 2-2 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1947/48 26 1
    1948/49 38 -
    1949/50 21 -
    1950/51 5 -
    Total 90 1

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM