Luigi Ziroli

Ziroletto como fôra apelidado pelos torcedores romanistas, detém um singular fato: foi o primeiro jogador da história a vestir a camisa do time do outro lado do rio Tibres depois de ter jogado com a Roma.

Aproveitado da leva da extinta Alba, foi ele também o dono do primeiro gol da história giallorossa no campeonato nacional no dia 25 de setembro de 1927, no estádio Motovelodromo Appio, onde a Roma venceu o Livorno por 2 a 0. O evento se consumou aos 13 minutos do segundo tempo de jogo. Foi o suficiente para, ele romano e romanista, entrar para o Pantheon giallorosso.

Ele foi outro caso que de goleiro virou artilheiro. Defendia o gol do Juventus Audax, até tomar onze gols em uma partida que o fez rapidinho mudar de opinião e passar a ser ponta. E se transforma em um ponta ruidoso e veloz ao ponto de levantar a arquibancada giallorossa a toda intervenção que fazia no Motovelodromo Appio.

Ajudou a Roma a conquistar o primeiro título da história giallorossa: a Copa Coni. O jornal Il Messaggero escreveu assim de Luigi:

"Ziroli, se sabe, é assim meio agitado, sobretudo agitado quando percebe que suas belas jogadas são assimiladas pelos seus companheiros de setor..."

Mas o romano produz muito pouco na temporada que veste a camisa romanista e acaba sendo cedido ao Venezia. Da terra de Marco Polo, onde disputara um ótimo campeonato volta para a capital para jogar do outro lado da cidade. E enquanto Bernardini, que havia feito o percurso inverso, não se sente a vontade de jogar o primeiro derby da história, Ziroli não se incomoda de jogar contra seu ex-clube. Na temporada 29/30, no seu melhor ano, tecnicamente falando, ajuda o time celeste a se salvar do rebaixamento.

Em 1931 se transfere para o time rosanero de Palermo e lá joga mais de 150 partidas, atuando como lateral, entre Série A e B. Uma particularidade: em um jogo atuando com a camisa rosanera marcou involuntariamente um gol contra a favor da sua Roma. A experiência que ganhou como atacante ajudou muito na nova função o que lhe rendeu nove temporadas, se tornando ídolo da torcida parlemitana. Em 1940 volta pra capital, para jogar na Mater e encerrar sua carreira na sua cidade natal.

Luigi Ziroli faleceu em Roma no dia 7 de julho de 1968.

@zamacwb

19   presenças
3   gols
 

ZIROLI

B I O S
  • Luigi Ziroli


    Nascimento: 17/09/1903
    Cidade : Roma

    Função: atacante

    Estréia : 25/09/1927
    Roma 2-0 Livorno

    Temporadas Pres Gols
    1927/28 19 3
    Total 19 3

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM