Oliviero Zega

Inicia profissionalmente com a extinta Littorio Roma na temporada 1942/43 com apenas dezoito anos pela terceira divisão italiana. Na temporada seguinte passa ao também extinto clube Avia Roma onde acumula 14 jogos e cinco gols em um torneio criado durante o período da segunda guerra mundial denominado Campeonato Romano. Em 1944 acerta com outra equipe que deixou de existir a Italia Libera Roma onde obtém 24 presenças e seis gols na segunda edição do torneio de guerra da capital.

Em 1946 Oliviero enfrenta seu primeiro desafio de jogar fora da capital vestindo a camisa da Unione Sportiva Salernitana 1919 e com os “granadas” da cidade de Salerno acumula 13 jogos e 4 gols agora pela Série B antes de finalmente acertar seu retorno para a capital para vestir a camisa da Roma no verão seguinte.

Zega era um dos tantos jogadores romanos esforçados que tinham como sonho aquele de vestir a camisa do time principal da sua urbe e vive com muito orgulho esta chance de poder defender as cores de sua cidade natal, porém pelo caminho encontra como oponente nada menos que Amedeo Amadei, artilheiro da equipe pela oitava vez consecutiva, titular absoluto e para piorar a situação, na sua única chance que tem de ir a campo, acaba não impressionando como deveria em um apático empate por 1 a 1 diante do Atalanta, mesmo se a favor tinha que se considerar do jogo ser em Bergamo.

Obviamente que Oliviero não estava a altura do futebol que era chamado a realizar e simplesmente passar o ano naquela atmosfera da primeira divisão italiana para ele já era mais que o suficiente e sua consciência sabia que não iria muito além daquilo. No ano seguinte atacante é cedido ao Calcio Catania e la, disputando a sua conhecida terceira divisão pode desempenhar seu futebol de maneira proveitosa ajudando inclusive os "rossoazzurri" a subir para a segunda divisão com suas onze participações e dois gols com a camisa dos "etnei". Tem uma rápida passagem na temporada 1949/50 pela Società Sportiva Dilettantistica Sport Club Marsala 1912 também da província de Catania antes de retornar para o Catania.

No seu retorno aos “rossoazzurri” não consegue espaço, vai a campo apenas 3 vezes e com isto é cedido por empréstimo aos “granadas” da Associazione Sportiva Dilettantistica Acireale Calcio, que leva o mesmo nome da cidade siciliana para disputar a quarta divisão italiana e lá ganha sequencia de jogos (19) e marca dois gols.

Em 1954 passa para os “rossoblu” da cidade que detém o mesmo nome: L'Aquila Calcio 1927. Com a “valorosa” sempre pela Série C disputa mais uma temporada até retornar para a Sicilia e vestir a camisa da Associazione Calcistica Caltagirone em 1956. Encerra sua carreia em 1958 fazendo parte do elenco do Sanlorenzartiglio, equipe extinta também da região siciliana.

Oliviero Zega morreu em sua cidade natal, Roma, aos oitenta e oito anos de idade em 2012.

@zamacwb

1   presenças
 

ZEGA

B I O S
  • Oliviero Zega


    Nascimento: 04/01/1924
    Cidade : Roma

    Função: Atacante

    Estréia : 28/03/1948
    Atalanta 1-1 Roma

    Temporada  Pres Gols
    1947/48 1 -
    Total 1 0


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM