Alfredo Welby

Volante discreto que cresceu na divisão de bases do Roman Football Club e por consequência deu continuidade a carreira na neo-nata AS Roma, um dos tantos meninos que enchiam os campinhos da periferia da capital em partidas intermináveis.

Sua linhagem vem dos ingleses fundadores do Roman, para ser mais preciso oriundo da Escócia, e por consequência disto o sobrenome incomum para um italiano nascido em Roma.

Não tem muita familiaridade com a bola, seus dotes são de puro ímpeto e paixão, algo do DNA de quem veio do Roman, no entanto seus comportamento chama a atenção da diretoria romanista e o menino tem a chance de alimentar suas esperanças no clube do coração.

A Roma na temporada de 1929/30 não podia gastar muito, mesmo porque o atual presidente Renato Sacerdoti havia gasto um bom montante na temporada anterior para trazer peças interessantes como Fulvio Bernardini e Rodolfo Volk, sem mencionar que a construção do Campo Testaccio custou algumas milhares de velhas Liras italianas, então o jeito era se voltar para sua base para cobrir o longo campeonato de modulo único (antes era dois grupos com playoffs) com 18 equipes e paridas de ida e volta por pontos corridos.

Sendo assim Alfredo é arrolado entre os titulares da equipe do inglês William Garbutt. No entanto o jovem sonhador não teve muito espaço naquele estelar time dos anos trinta.

Estréia em um jogo difícil diante da Juventus fora de casa no dia primeiro de junho de 1930. A equipe joga bem mas acaba sofrendo a derrota por 2 a 1 em Turim.

Welby não tem nova sorte, mesmo porque, como revelado no início, o futebol profissional não é a sua área e desta forma acaba migrando para o futebol amador nas divisões inferiores.

Um fato curioso, emocionante e muito triste por sinal, em um capítulo a parte do futebol, diz respeito ao seu filho Piergiorgio Welby, ativista, jornalista, político, poeta e pintor que sofre uma doença rara de distrofia muscular e luta pelo direito da eutanásia.

Alfredo Welby faleceu em Roma no dia quatorze de julho de 1998.

@zamacwb

1   presenças
 

WELBY

B I O S
  • Alfredo Welby


    Nascimento: 16/02/1910
    Cidade : Roma

    Função: Volante

    Estréia: 01/06/1930
    Juventus 2-1 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1929/30 1 -
    Total 1 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM