Enrico Schiavetti

Prata da casa, Enrico faz sua estréia no time principal com apenas dezessete anos no dia 20 de fevereiro de 1938 na vitória em casa sobre o Atalanta por 2 a 1.

Com pouca peça interessante de reposição o recém chegado técnico Guido Ara aposta nos meninos do viveiro giallorosso como tentativa de achar válidas soluções a deficiência de alguns setores de seu time.

Era um meio campista dotado de discreta técnica porém com uma boa capacidade de rendimento. No entanto Schiavetti, diferentemente de outro jovem patrício, Amedeo Amadei, que também vinha das categorias de base, mostra-se ainda imaturo para poder assumir tamanha responsabilidade e fazer parte do time principal, e sua participação mais efetiva na primeira divisão italiana tem que ser adiada.

Desta forma em 1938 é cedido ao Palermo para ganhar peso e experiência. Acumula 20 presenças no time rosanero, mas não o suficiente para cair nas graças dos sicilianos e no ano seguinte, também a título de empréstimo, passa ao extinto Sora(time até então do interior de Roma) para disputar a Série C italiana.

Retorna a Roma para disputar o torneio romano de 1944, competição criada para manter os jogadores em atividade durante o período da segunda guerra mundial onde o campeonato nacional havia sido suspenso. Consegue obter bom êxito nas suas apresentações mostrando ter sido proveitoso seu periodo de exílio e desta forma finalmente em condições para ser titular do time principal.

Segundo uma crônica de jornal esportivo da época:

"Ninguém segura. Dominou amplamente o campo dedicando-se também a marcação"

Entra assim definitivamente nos planos futuros do time principal no retorno a Série A, conquistando um certo espaço, favorito, já que também o pós guerra não contava com muito material humano a disposição.

Sua melhor temporada foi a de 1946/47, colecionando trinta e sete presenças e um gol, quando se torna titular indiscutível para depois progressivamente ir cedendo espaço para as chegadas de Zsengeller e Valle no ano seguinte.

Se retira do futebol em 1948, após ter ajudado o time romanista em quinze apresentações. Faleceu na capital, poucos dias depois de completar setenta e três anos de idade, no dia 15 de fevereiro de 1993.

@zamacwb

77   presenças
2   gols
 

SCHIAVETTI

B I O S
  • Enrico Schiavetti


    Nascimento: 09/02/1920
    Cidade : Tivoli

    Função: Zagueiro/Volante

    Estréia : 20/02/1938
    Roma 2-1 Atalanta

    Temporadas Pres Gols
    1937/38 1 -
    1945/46 24 1
    1946/47 37 1
    1947/48 15 -
    Total 77 2

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM