Francesco Frasi

Produto do viveiro giallorosso, Franco estreou no time principal na temporada 1948/49 aos vinte anos de idade no dia 5 de dezembro de 1948 onde a Roma acabou perdendo por 2 a 1 para o Palermo na Sicília.

A Roma passava por uma forte crise societária em meio também a sérios problemas financeiros que se acumulavam por alguns anos em função da segunda guerra mundial que assolava financeiramente a cidade e com isto demorava a se recuperar. Com isto tentava se aproveitar dos seus frutos da divisão de base, porém o fardo de responsabilidade do jovem meio-campista era muito grande e com isto é queimado muito cedo também

Há de se considerar que o time também vivia enormes problemas de caráter técnico em função até mesmo do pobre staff que tinha a sua disposição e mesmo se os veículos da época apontavam um futuro brilhante pela frente para Frase mastiga serenamente o pagamento por um ato que em tese não lhe cabia. Jogou muito pouco e com isto foi cedido ao Verona na temporada seguinte.

Com os “mastini” do Veneto Francesco conquista seu espaço, destacando-se como um dos melhores meio-campistas da segunda divisão italiana. Mesmo se os dotes técnicos não eram sua característica principal, ainda sim seus esforços e intensidade de jogo abraçam perfeitamente a exigência da Série B acumulando 111 presenças e nove gols.

No verão de 1952, volta para capital, porém desta vez não consegue nem mesmo ir a campo, mesmo porque estamos falando da Roma do “quadrilátero” formado por Celio, Venturi, Bronèe e Bortoletto, todos jogadores de grande levedura com os quais Frasi realmente não tem a minima chance de competir, nem pelo nome, nem tão pouco pelos dotes técnicos. No final da temporada terá apenas lembranças do banco de reserva e algumas rodadas de baralho além de partidas pelo time reserva para treinar o time titular.

Se torna inevitável desta forma, retornar a estrada provincial , desta vez se aventurando na Aurora Pro Patria 1919, time da cidade de Busto Arsizio, com a proposta de pelo menos seguir dentro da primeira divisão italiana, colecionando cinquenta jogos nas três temporadas que seria o time “biancoblu” lombardo até 1956.

Volta para o Hellas Verona Football Club, depois da boa impressão deixada em sua primeira experiência, vestindo mais trinta e quatro vezes e marcando um gol com a camisa dos “scaligeri” na temporada 1956/57. No ano seguinte passa para o Venezia Football Club tendo uma boa performance com os “leões alados” também com 23 presenças e dois gols.

Encerra sua carreira em 1958/59 quando volta a vestir a camisa do Verona, porém com apenas cinco participações decide que já era hora de recolher acampamento e pendurar as chuteiras, com tudo continua vivendo na cidade de Romeu e Julieta onde teve sua melhor performance como profissional onde foi inclusive sepultado, aos oitenta e um anos de idade, no dia 9 de abril de 2009.

@zamacwb

2   presenças
 

FRASI

B I O S
  • Francesco Preti


    Nascimento: 11/11/1928
    Cidade : Roma

    Função: Meio Campista

    Estréia : 05/12/1948
    Palermo 2-1 Roma

    Temporada  Pres Gols
    1948/49 2 -
    Total 2 0


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM