Cesare Francalancia

Produto do viveiro romanista, aproveitado no time principal na temporada 1936/37. Faz sua estreia no comando do técnico Luigi Barbesino em 1936 em um empate em casa no Testaccio diante do Genoa por 0 a 0.

Durante o ano tem uma nova chance, porém, diferente da primeira, esta causa um impacto negativo a sua carreira. Contra o forte time do Bologna daquela temporada, de fato, permite de maneira ingênua o segundo gol através de Reguzzoni e desta forma coloca uma interrogação gigante sobre seu futuro que parecia em fase de decolagem, mas tudo vai or água a baixo.

Um fato a se considera, é que pela primeira vez na história do clube, a Roma utilizou quatro goleiros diferentes em uma mesma temporada, então se a meta Giallorossa já era difícil pelas boas apresentações de Guido Masetti, que não dava mole para o azar, com outros dois concorrentes fica impraticável querer brincar no gol.

Desta forma na temporada seguinte acaba se refugiando na Mater, equipe amadora da capital que disputava a Série C italiana. Com a chegada da guerra o futebol se esfria no país e Cesare acaba vestindo também as camisas do Sora e do Corpo de Bombeiros, sem mais obviamente pensar no futebol como carreira.

A lembrança ruim daquele gol sofrido com a Roma continuava atormentando o sono de Franca, e ele precisava de uma chance para limpar sua reputação. No desempenho dos goleiros do campeonato romano, de fato, Cesare é lembrado pelo jornal Corriere dello Sport como firme e seguro, além de desempenhar defesas com pontes surpreendentes. Porém a torcida não perdoa aquele frango e nem assim Francalancia tem uma nova chance.

No começo Franca era lembrado carinhosamente pela torcida como "gato mágico" justamente pelos pulos bonitos que desenvolvia em busca da bola. Voltaria a ter presenças discretas pela Roma apenas na temporada 1945/46, em que variava entre time A e time B. Teve treze presenças no Campeonato Romano.

Na temporada seguinte joga mais seis partidas, mas sua sina era ser um reserva eternamente de goleiros que surgiam até mesmo depois de sua longa espera no time. Teve mais uma única presença em 1947/48 e decidiu que era hora de desistir e pendura as chuteiras definitivamente

@zamacwb

16   presenças
 

FRANCA

B I O S
  • Cesare Francalancia


    Nascimento: 27/12/1916
    Cidade : Roma

    Função: Goleiro

    Estréia : 29/11/1936
    Roma 0-0 Genoa

    Temporada  Pres Gols Sofridos
    1936/37 2 1
    1945/46 7 5
    1946/47 6 8
    1947/48 1 2
    Total 16 16


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM