Mario De Micheli

Mário De Micheli, o mítico "Scrucchia (dá um tranco) ch'è un piacere..." da Canção de Testaccio. Lateral que não tem grande habilidade, porém quando o assunto é vontade e força o discurso é bem diferente e isto faz com que se adapte muito bem a atmosfera das partidas que as equipes romanas enfrentavam na metade dos anos vinte e que muitas vezes se transformavam em pancadarias clamorosas.

Mesmo sem grande técnica seus adversário, com as boas ou as más intenções muitas vezes paravam em Mário. Quando aflora em Roma, ele se transforma na verdadeira coluna do time, justo porque encarma da sua melhor forma, o espírito testaccino e joga com uma paixão de encher os olhos pela camisa romanista que obviamente cai rapidamente nas graças da torcida giallorossa.

No curso de um clássico da capital de 1930/31, com a Roma perdendo por 2 a 1, a poucos minutos do final, se pega no cacete com o Consul da Milícia e Presidente da Federação Vaccaro, tendo este tido a pachorra, coisa de galinha celeste, de jogar bola longe para ganhar segundos afim de recompor o time laziale, do qual era sócio. Nem mesmo lhe passava pela sua mente que aquele personagem era dos mais encardidos do grosso Regime que vinha nascendo, mas para ele a Roma vinha em primeiro lugar e a bufetada não ficou pra depois. Obviamente o pau começou ali e se expandiu para as duas torcidas que só acabou com a separação a cavalos pelos policiais.

Uma de suas hilárias afirmações:

"Eu se jogasse contra o meu pai, ou meu irmão, daria butinada do mesmo jeito, porque não admito perder"

Um jornal da época complementava: :

"Se De Micheli colocar a cabeça na partida, a dupla de laterais será ótima"

Ficou quatro temporadas na Roma. A torcida chamava ele de "er faciolaro". Uma vez contra o Terracina, ele chutou tão forte que abriu a rede. Jogou quatro vezes pela Copa da Europa Central pela Roma.

Em 1932, com vinte e quatro anos apenas, passou para os nerazzurri do Civitavecchia, equipe da terceira divisão que leva o mesmo nome da cidade localizada junto ao Mar Tirreno, litoral da região de Roma. Mario ficou apenas uma temporada na equipe e depois não se teve mais notícias.

@zamacwb

70   presenças
 

DE MICHELI

B I O S
  • Mario De Micheli


    Nascimento: 3/2/1906
    Cidade : Roma

    Função: Lateral

    Estréia : 25/11/28
    La Dominante 1-2 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1928/29 14 -
    1929/30 30 -
    1930/31 16 -
    1931/32 10 -
    Total 70 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM