Giovanni Degni

"Sor Giovanni", como era conhecido o carismático giallorosso na capital, se destacou no time da Alba e devido a seu ótimo desempenho como volante, acabou sendo reaproveitado no primeiro time histórico da Roma.

Filho de um mecânico de carrocerias e dotado de excelente técnica individual, seu talento natural é uma viva astúcia tática, que lhe permite expor da melhor forma, a titularidade de uma posição fundamental para aquele time em campo.

De fato sabe traduzir naturalmente sua função e ajudar a equipe no desenvolvimento do jogo e do esquema de Mr Garbutt. Possuía estatura de respeito e notável físico atlético, pelo qual foi capaz de ganhar tranqüilamente duelos aéreos e explorar as faces do campo batendo por muitas vezes a concorrência que tentavam ameaça-lo.

Caçula de 10 irmãos, aos domingos deixava de fumar para poder ter melhor desempenho em campo. Deu seus primeiros chutes no Campo della Piramide. Mesmo se negativo, foi o primeiro romanista a ser expulso na história do clube.

O seu valor adjunto está, entretanto, no caráter: é um zombador pronto para aprontar brincadeiras aos seus companheiros de equipe, que sabem apreciar com esportividade o que faz dele um líder nos vestiários. Nas quatro temporadas que vestiu a camisa romanista, teve um rendimento satisfatório, apreciado sobretudo pelo técnico inglês Burgess no qual faz dele, indiscutivelmente, titular absoluto de sua equipe.

No verão de 1931, quando passa evidentemente por um certo declínio devido a idade, é cedido para o Lecce, onde encerra sua carreira com altos níveis. A sua relação com a Roma certamente não terminaria por aqui. Uma vez se tornado treinador, voltaria a comandar a equipe depois da segunda guerra mundial. Não obteve grandes resultados, porém há de se ressaltar que o clube não vivia um bom momento. Faleceu no dia 2 de novembro de 1975.

@zamacwb

87   Jogos
 

DEGNI

B I O S
  • Giovanni Degni

    Nascimento: 28/09/1900
    Cidade : Roma

    Função: Volante

    Estréia : 25/09/1927
    Roma 2-0 Livorno

    Temporadas Pres Gols
    1927/28 16 -
    1928/29 19 -
    1929/30 34 -
    1930/31 18 -
    Total 87 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM