Enzo Cozzolini

Produto das divisões de base da Roma, estreou como titular muito jovem com apenas dezoito anos de idade na temporada 1942/43 em um vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Genoa.

Foi chamado para o time principal porque o clube passava por crise então a ordem era aproveitar o máximo possível das pratas da casa para não precisar gastar com contratações de fora, geralmente mais dispendiosas.

Era um meia discretamente dotato no que diz respeito a técnica e capaz de mover-se até a meia cancha de ataque. Teve o mérito de marcar dois gols de relativo peso diante das equipes toscanas Siena e Fiorentina. O primeiro se torna celebre, mesmo porque veio de uma assistência de Krieziu, que o ajudou com uma mão. Cozzolini despacha a bola para as redes com o goleiro imóvel, esperando a atitude do juiz.

"Único no ataque a ter idéias lúcidas"
Corriere dello Sport


Vai a campo um pouco antes de ter inicio a segunda guerra mundial e com isto a suspensão do campeonato italiano em todo o país. Veste a camisa romanista também no curso dos torneios de guerra organizados em Roma para manter em forma os jogadores em vista do retorno.

Na temporada 1945/46 do pós guerra é convocado com uma certa continuidade no time principal e vai a campo oito vezes no campeonato romano, mas demonstra não estar em condições com a dura realidade do futebol da primeira divisão italiana. Desta forma acaba sendo negociado com o Rieti para disputar a Série C onde tem mais espaço, acumulando 22 presenças e dois gols com os "reatini" em 1946/47.

Em 1948 veste a camisa do Brescia e lá tem a sua melhor performance de carreira, colecionando sessenta e seis jogos e onze gols nas três temporadas com a equipe "leonessa". Com o time do Piombino na temporada 1951/52 foi a campo trinta e três vezes e fez três gols e no ano seguinte passou para o Catania colecionando 16 presenças e um unico gol.

Com o Piacenza no seu unico ano que lá jogou, acumulou 19 jogos e três gols até 1954. Finalmente, no ano seguinte, faz sua ultima jornada como jogador vestindo a camisa do Chinotto Neri, time amador do bairro romano de Torpignattara colecionando em torno de 24 presenças antes de se aposentar em 1955.

@zamacwb

11   presenças
1   gols
 

COZZOLINI

B I O S
  • Enzo Cozzolini


    Nascimento: 03/01/1924
    Cidade : Roma

    Posição: Meio Campo
    Função: Meia Esquerda

    Estréia : 03/01/1943
    Genoa 0-1 Roma

    Temporada Pres Gols
    1942/43 2 -
    1943/44 9 2
    Total 11 2

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM