Angelo Bianchi

Angelo Bianchi um dos que vieram dos viveiros romanos que foram convocados em 1927/28 para fazer parte do primeiro elenco da neonata Associazione Sportiva Roma. E não só apenas, Angelo, juntamente com Scardola, foram os primeiros a marcar gol com a camisa giallorossa na história.

Lateral de pouca qualidade técnica, mas dotado de uma raça necessária para não sucumbir nas batalhas ao último sangue que distinguia o futebol romano dos anos vinte. Iniciou sua carreira na Alba e deu lugar a duas boas temporadas, que o fizeram um dos classificadores da comissão técnica que escolheram os jogadores do Roman, Fortitudo e Alba por ordem do técnico Garbutt em vista do primeiro campeonato da história giallorossa. Em verdade esteve entre os que tiveram a honra de vestir pela primeira vez a camisa romanista e isto basta para colocá-lo na história.

Infelizmente para ele, não tem habilidade suficiente e consegue jogar apenas uma partida com a camisa giallorossa, aquela perdida em Modena em novembro de 1927. Naquele dia demonstrou não estar a altura da enorme ambição de uma sociedade recém nascida para elevar o nome da Cidade Eterna e não apenas do ponto de vista técnico. O problema era a pouca simpatia que tinha de dois protegidos da torcida romanista, "Bibbitone" Mattei e "Moschino" Corbjons: provavelmente o seu principal defeito é aquele de lhe faltar um apelido a altura dos seus rivais, que não propriamente dito eram fora de séries, mas tinham a sorte de ter o afeto da torcida giallorossa.

Depois daquela única aparição, na qual provavelmente não respondera de maneira apropriada a altura das exigências do técnico inglês, fica pra trás e desaparece rápido, mesmo se ainda era jovem, de um panorama futebolístico em plena evolução, que rapidamente mudava suas estruturas em vista da introdução de uma chave única e que, por consequência disto tomava uma drástica linha de postura que ajudaria mais tarde o crescimento do futebol italiano nos anos a seguir. Isto comportará no sumiço de muitos jovens dos campinhos na penínsola, que fizeram sua fortuna no esporte recém vindo da Inglaterra e ele era um deles.

@zamacwb

1   presenças
 

BIANCHI

B I O S
  • Angelo Bianchi


    Nascimento: 6/9/1904
    Cidade : Roma

    Função: Lateral


    Estréia : 20/11/1927
    Modena 2-0 Roma


    Temporada  Pres Gols
    1927/28 1 -
    Total 1 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM