Bruno Ballante

Bruno Ballante, ou ainda, "er mejo portiere der mondo" (o melhor goleiro do mundo), como usa simpaticamente definir-se nos seus relacionamentos com os torcedores e com a imprensa. Certamente não é o melhor do mundo e isto ele sabia bem, e pelo contrário era um discreto goleiro, como demonstram os 100 jogos pela categoria principal e uma série de outras competições profissionais no curso dos quais demonstra um rendimento bem discreto.

Dele fica uma anedota muito engraçada, ligada a um presente de um relógio por parte de um fã: quando lhe perguntam se é um cadeau, ele responde que é um Ômega!

Se formou na Alba Audace, em 1927-28 foi aproveitado para fazer parte da primeira leva de jogadores que deveriam defender as cores da neo nata Roma. Mas no só isto, ele foi o primeiro goleiro da história do clube a vestir a camisa giallorossa, já que fora escalado para atuar em uma amistoso contra a U.T.E. (Ujpej) da Hungria, no dia 15 de julho de 1927, primeiro jogo da neo nata AS Roma. Naquela primeira temporada, Ballante fica mais no banco para dar lugar ao esperto Rapetti, mas ganha espaço no curso da Copa Coni, primeira conquista da história giallorossa.

No ano seguinte, o técnico Garbutt decide apostar mais sobre o goleiro de Tivoli que se distingue pela coragem com o qual se coloca nas jogadas perigosas que volte e meia permeiam sua área que com uma certa continuidade se torna muito confiável. Também na temporada seguinte, Burgess lhe concede a camisa de titular, que Ballante honra com a consueta bravura, mas no final do certame a diretoria decide focar em outros cavalos.

Se inicia a era do grande Guido Masetti e para Ballante não existe outro caminho a não ser emigrar para Florença, onde os violas buscavam um goleiro em condições de sustentar em um modo mais válido um torneio complicado como aquele que estavam enfrentando.

Em Florença fica por quatro temporadas, disputando 91 jogos na primeira divisão, se tornando ídolo para os torcedores violas.

A última parte da sua carreira, tem ainda a Toscana como teatro, precisamente Pisa, onde Ballante joga três temporadas, merecendo a confiança dos seus técnicos toda vez que o time dependia de suas destreza. Faleceu na capital aos setenta e um anos de idade no dia 25 de dezembro de 1977.

@zamacwb

14   presenças
 

BALLANTE

B I O S
  • Bruno Ballante


    Nascimento: 15/4/1906
    Cidade : Tivoli

    Função: Goleiro

    Estréia : 9/10/1927
    Roma 3-1 Verona

    Temporadas Pres Gols Sofridos
    1927/28 6 6
    1928/29 30 34
    1929/30 34 52
    Total 70 92

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM