Giuseppe Ernesto Rapetti

O primeiro goleiro da história giallorossa. Dono de uma honra, não discreta, a de ter sido oficialmente o primeiro a ocupar o gol romanista e sua titularidade. Nunca havia jogado uma única partida pela extinta Fortitudo e em prática ninguém o conhece mesmo se considerado a sua jovem idade como uma desculpa parcial. Não é o mais destacado na sua função, como de resto testemunha a sua carreira e dele se tem escassa notícia.

As crônicas esportivas da época falam porém de um goleiro discretamente confiável, que não se assenta por particulares proezas e nem por erros grotescos, coisa que para um goleiro é sempre um bom sinal.

Que ele não era um granquê, sob nenhum ponto de vista testemunha inclusive o fato da torcida, sempre generosa neste quesito, não lhe atribuir nenhum apelido, como ao contrário ocorre com tantos outros que inclusive fenômenos não são. Em suma, desenvolveu sua função em uma indiferença total.

No seu primeiro ano, entretanto, disputa quatorze partidas pelo campeonato e uma pela Copa Coni, e justamente graças a esta solitária presença aparece entre os vencedores do primeiro título romanista da história.

Na segunda temporada passa a ser reserva, porque Garbutt prefere Ballante, aquele que se proclama urbi et orbi, caprichosamente, o melhor goleiro do mundo e nunca teve chance de entrar em campo. Talvez a maior diferença entre os dois, tendo em vista também, que nem era um fenômeno Ballante, esteja no fator estético. Entretanto são detalhes, até porque um certo Masetti apareceria para ficar pra sempre, enquanto Rapetti voltaria para sua cidade natal, Alessandria, onde disputou três temporadas na primeira divisão, antes de sair da categoria jogando pelo Cagliari.

Um fato interessante é que em uma partida jogou com tanta raça que acabou fraturando a perna. Se suicidou em Roma no dia 20 de setembro de 1959, a um mês de completar 54 anos.

@zamacwb

14   presenças
 

RAPETTI

B I O S
  • Giuseppe Ernesto Rapetti


    Nascimento: 3/04/1905
    Cidade : Alessandria

    Função: Goleiro

    Estréia : 25/09/1927
    Roma 2-0 Livorno

    Temporada Pres Gols Sofridos
    1927/28 14 24
    Total 14 24

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM