Eraldo Monzeglio

Iniciou sua carreira nas divisões de base do Casale e com menos de 17 anos faz seu primeiro jogo como titular da equipe principal do Piemonte, tal era reconhecido seu talento. Em 1926 o Bologna chega primeiro e fecha acordo com o jogador que seria importantíssimo nas conquistas de títulos italianos que o time Emiliano faria depois. Joga nove temporadas com o Bologna chegando à marca de 244 jogos e 4 gols.

Era conhecido como lateral voador, tinha toque refinado, técnica apurada e sabia como ninguém parar o adversário com sutileza e fair play. Junto com Allemandi ajudou a Itália a conquistar sua primeira copa do mundo em 1934.

Depois do título mundial a Roma se interessa pelo lateral e no verão de 1935 Monzeglio chega à capital para reforçar o time do técnico Barbesino. A pretenção da Roma era a de formar uma super equipe para o campeonato seguinte, mas a fulga dos argentinos Guaita, Scopelli e Stagnaro, peças fundamentais ao time, mela os planos da equipe, mas com a chegada do lateral que já havia uma cumplicidade em jogar com Allemandi pela seleção, ajuda o time a superar as dificuldades e por um mísero ponto não consegue sagar-se campeão com a Roma já na sua primeira temporada, perdendo o título justamente para a sua ex-equipe.

Em 1938 parte para França na sua segunda Copa do Mundo que termina também em nova conquista sagrando-se Bi-Campeão mundial e um jornal escreve:

"Quando precisou mostrar os dentes, a classe do campeão apareceu"

Durante um derby tirou fora as chuteiras e jogou descalço encorajando os companheiros. Colecionou 35 presenças com a seleção italiana e quando encerrou sua carreira em 1939 pela Roma, continuou se dedicando ao futebol como treinador e conquistou méritos também na nova empreitada. Entre as várias equipes que comandou, Napoli, Sampdoria e Juventus estiveram na lista do aplicado técnico. Se aposentou definitivamente do futebol em 1973 frente ao Chiasso no campeonato suíço.

Eraldo faleceu em Turim no dia 3 de novembro de 1981, aos setenta e cinco anos de idade e foi sepultado na sua cidade natal ao lado do amigo que o revelou para o futebol, tambem grande jogador e campeão do mundo em 1934, Umberto Calligaris.

@zamacwb

 

MONZEGLIO

B I O S
  • Eraldo Monzeglio


    Nascimento: 05/06/1906
    Cidade : Vignale Monferrato
    Altura: 172cm
    Peso: 67kg

    Função: Lateral

    Estréia : 22/09/1935
    Roma 1-0 Torino

    Temporada Pres Gols
    1935/36 30 -
    1936/37 30 -
    1937/38 26 -
    1938/39 22 -
    Total 108 -

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM