Renato Cattaneo

Criado no clube de sua cidade natal, Alessandria, Renato era um dos melhores goleadores italianos naquele futebol das décadas vinte e trinta. Iniciou sua carreira aos 19 anos disputando ainda divisões de grupo, clube lombardo. Nas três participações que teve na temporada 1922/23 marcou um gol. Antes de vir para Roma fez uma senhora carreira no Alessandria: Foram doze temporadas 305 jogos e 136 gols

Com Baloncieri formou uma das melhores duplas de ataque da história do Alessandria, antes de ser cedido ao Torino. Cattaneo tinha um dribling refinado e uma grande capacidade de criar jogadas da linha de fundo quase sempre deixando o trabalho para seus companheiros de empurrar para o gol, quando não partia pra cima e finalizava ele mesmo.

Tinha um pé bem calibrado, e dificilmente errava a mira o que rapidamente chamou atenção de muitas equipes italianas naquela época. No entanto o Alessandria sabia do seu potencial e segurou sua prata até quando pode. No verão de 1935, no entanto, já com 32 anos, o clube lombardo decide fechar negocio com a Roma e "il vecchio" (o velho), como ficou conhecido pela torcida romanista, obviamente pela idade já um pouco avançada, veio para a capital para dar uma força ao time do técnico Luigi Barbesino.

Foi util logo de cara pois sua bagagem ajudou o time na importante Copa da Europa Central que aconteceria justamente na época em que Cattaneo selava acordo com a Roma.

Também a poucos dias do início do campeonato italiano, foi o alívio do técnico Barbesino, já que o bomber Guaita e seus outros compatriotas argentinos Stagnaro e Scopelli haviam dado no pé as escondidas com medo de serem alistados na guerra da Etiópia em função da cidadania italiana.

Com a sua experiência marcava e fazia seus companheiros marcar gols. Na vitória da Roma sobre a Lazio por 1 a 0 (temporada 1935/56), seu gol foi comemorado como uma epopéia no Campo Testaccio. Com isto ganhou mais um apelido carinhoso do torcedor giallorosso: o "castigalaziali".

Sua primeira temporada com a Roma foi prolífica: 28 jogos e 6 gols, nada mal para quem já estava com trinta e três anos, além de duas participações pela Copa Itália. Mas a Roma de Barbesino estava em mas lençóis: com o enorme buraco de deixaram os argentinos, o time teve um campeonato muito abaixo das expectativas e obviamente todo o time acabou respondendo pelos que vazaram.

Na segunda temporada Cattaneo só vai a campo sete vezes e se vê obrigado a buscar outras alternativas. Em 1938 fecha com o Sanremese para disputar a Série B e lá fica até 1940 onde decide por encerrar a carreira com mais seis participações e dois gols.

@zamacwb

35   presenças
6   gols
 

CATTANEO

B I O S
  • Renato Cattaneo


    Nascimento: 26/10/1903
    Cidade : Alessandria
    Função: Meio Campo

    Estréia : 22.09.1935
    Roma 1-0 Fiorentina

    Temporadas Pres Gols
    1935/36 28 6
    1936/37 7 -
    Total 35 6

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM