Aldo Riva

Fruto das divisões de base da Associazione Sportiva Calcistica Dilettantistica Aquila 1902 Montevarchi, clube toscano que leva o mesmo nome da cidade, dá inicio a sua carreira profissional anos mais tarde vestindo a camisa do Football Club Grosseto Società Sportiva Dilettantistica , pela terceira divisão italiana. Em 1946 volta para o time de origem para disputar mais uma temporada antes de selar contrato com a Roma no verão de 1947.

Considerado como uma das tantas contratações “incompreensíveis” daquela época. Certamente a crise financeira que a capital vivia no pós guerra não favorecia muitas alternativas, porém mesmo com tanto tempo em questão algumas realmente não desciam goela abaixo e Aldo certamente era uma delas.

Antes de ter vestido a camisa romanista nunca deu prova de que seria uma contratação viável face ao seu discreto histórico como jogador. Dele, e não poderia ser diferente, a crônica esportiva mencionou muito pouco, sabendo-se apenas que o máximo que havia conquistado era alguns quilômetros dentro da Província até Grossetto e que tal façanha não havia durado muito tempo, se é que durou.

Considerando-se também a que a Roma era uma das poucas equipes que ainda insistia no “Método”, mesmo se o técnico húngaro Imre Senkey havia vindo para implementar o “Sistema”, Riva se enquadrava perfeitamente como válvula de escape para um plano B, tanto que quando o time tentava se adaptar o meia não era chamado nem para compor o banco. No entanto o mais alto que o singelo lombardo poderia chegar serviu pelo menos para ele dizer que disputou a primeira divisão italiana de futebol.

Na temporada seguinte Aldo acerta com a Unione Sportiva Cremonese, equipe lombarda que militava divisões inferiores no futebol italiano da época. Nem mesmo com os “violini griggio rossi” conseguiu se firmar tendo menos presenças (3) que no time romanista e com isto sendo negociado com a liguriana Società Sportiva Dilettantistica Unione Sanremo em 1949. Absolutamente inexplicáveis também os quatro anos que passou no clube visto o número de presenças irrisórios em campo com os “matuziani” celestes encerrando sua carreira de jogador em 1953.

Mas Aldo gostava de futebol, mesmo se não era a dele ainda insistiu como treinador a partir de 1961 dirigindo clubes de divisões inferiores, primeiramente a Associazione Sportiva Dilettantistica Paternò 1908, time que leva o mesmo nome da cidade siciliana da Província de Catania. Nesta mesma época se alternou com auxiliar também da Associazione Calcio Massiminiana, da capital Catania até 1970. Antes de encerrar sua aventura como treinador ainda dirigiu mais dois clubes sicilianos; a Associazione Calcistica Caltagirone (1970/71) e a Associazione Sportiva Dilettantistica Società Sportiva Milazzo 1937 (1971-1973), além de finalmente seu clube de origem o Montevarchi de 1974 a 1976.

@zamacwb

10   presenças
 

RIVA

B I O S
  • Aldo Riva



    Nascimento: 29/06/1923
    Cidade : Milão
    Função: Meia

    Estréia : 14/09/1947
    Fiorentina 1-0 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1947/48 10 -
    Total 10 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM