Oliviero Mascheroni

Iniciou sua carreira no Milan e já aos dezenove anos de idade fazia parte do elenco principal. Na sua segunda temporada porém não encontra espaço na equipe e se transfere para Genova atuando no Sampierdense onde vai a campo 27 vezes e marca 5 gols.

Era o que chamavam na Itália antigamente um "jolly". Tinha um arremate robusto e lançamentos precisos para os atacantes. Quando ele era posicionado no ataque, as vezes se perdia pela pressa na conclusão. No entanto era muito útil para o técnico Guido Ara.

No verão de 1937, sob conselho do capitão Fulvio Bernardini, a Roma sela negócio com o jogador e com o ex-clube de Genova e traz Oliviero para a capital na expectativa de começar a montar uma grande equipe. Na Roma fez uma bela dupla com Michelini onde apresentam sobretudo um grande crescimento técnico no setor além de boa capacidade de movimentação e velocidade.

Sua primeira temporada pela Roma é bem produtiva, com 25 presenças e 8 gols, enquanto a segunda já encontra maiores dificuldades não tendo nem metade do rendimento anterior.

"Mascheroni lançado por Michelini, supera dois adversários e da linha de fundo cruza para o centro-avante que prontamente empurra a bola para as redes! Goooool!!!"

No final da temporadas 1937/38, acaba sendo cedido ao Novara, onde continua demonstrando níveis muito distantes daqueles da estréia. O Torino então decide dar uma ultima chance ao jogador e talvez Mascheroni tenha tido sua melhor performance em toda carreira. No ataque se destaca com velocidade e técnica jamais vista em suas temporadas precedentes, tanto que acaba voltando para Milão, desta vez vestindo a camisa da Ambrosiana (Inter).

No entanto volta apenas a ser mais um reserva de luxo no time nerazzurro e com a chegada da guerra acaba interrompendo um pouco suas chances de ribalta. Em 1943 tentou novamente se integrar ao futebol vestindo a camisa do Pro Patria, mas já não estava com o mesmo gas e depois dos 10 jogos e 3 gols com o time da cidade de Busto Arsizio, decide pendurar definitivamente as chuteiras.

Mascheroni faleceu na cidadezinha de Galliate, província de Novara no Piemonte, aos setenta e quatro anos de idade, no dia 27 de novembro de 1987.

@zamacwb

36   presenças
9   gols
 

MASCHERONI

B I O S
  • Oliviero Mascheroni


    Nascimento: 11/06/1914
    Cidade : Milão

    Função: Meia

    Estréia : 02/09/1937
    Roma 4-0 Fiorentina

    Temporadas Pres Gols
    1937/38 25 8
    1938/39 11 1
    Total 36 9

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM