Giuseppe Bonomi

Produto das divisões de base do Atalanta estreou profissionalmente aos dezoito anos de idade no elenco profissional em 1931 e nas sete temporadas que serviu o clube nerazzurro, colecionou noventa e nove presenças e vinte e três gols.

Meia incansável, forte na marcação e confiável no setor de meio campo, era a peça ideal que o técnico Guido Ara precisava para sua Roma e no verão de 1938 a diretoria decide trazê-lo para capital.

Depois de uma temporada apagada, provavelmente devido às dificuldades de ambientação em uma realidade totalmente nova, depois de tanto tempo defendendo o Atalanta, se torna indiscutivelmente titular absoluto, confirmando plenamente as boas impressões acusadas por quem o aconselhou antes da aquisição.

Jogador muito sereno de caráter estremamente introverso, tanto de ser apontado como o mais silencioso do elenco em todo o curso de sua experiência romanista. Sua melhor temporada fora justamente aquela da mágica campanha de 1941/42 na qual a banda do então técnico Alfred Schaffer conquista o merecidíssimo primeiro título italiano da história Giallorossa.

"Generoso Bonomi, como sempre"

Devido às suas qualidades em fase defensiva também, permitiu ao time dispor de um dique de meio campo inoxidável é capaz de garantir uma formidável proteção para a defesa. Sua melhor característica era a pureza do toque; uma vez roubada a bola do adversário, não desperdiça jamais e faz rapidamente o link com um companheiro melhor colocado.

Seu apelido era "Picaia". Emigrou para Bérgamo e pendurou as chuteiras por limite de idade para então se dedicar a atividade de técnico dos nerazzurri. Jogou pela seleção italiana B apenas uma vez. Disputou dezesseis partidas com a camisa da Roma pela Copa Itália.

Sua melhor impressão foi um recorde pouco venerado na prática do futebol: foi o único da equipe a não ser expulso durante todas as cinco temporadas que vestiu a camisa romanista. Entre outras era também um exímio cobrador de faltas.

Em 1943 Bonomi retorna para Bergamo e volta a vesti a camisa do Atalanta por onze vezes Com a chegada da segunda guerra mundial Bonomi. Encerra sua carreira de jogador em 1946 atuando pelo Lecco. Em 1957 tem uma veloz experiência como técnico, sempre pelo clube de origem nerazzurro, o Atalanta.

@zamacwb

3   gols
 

BONOMI

B I O S
  • Giuseppe Bonomi


    Nascimento: 03/01/1913
    Cidade : Alzano Lombardo

    Função: Meia

    Estréia : 18/09/1938
    Roma 1-0 Milan

    Temporadas Pres Gols
    1938/39 13 3
    1939/40 28 -
    1940/41 29 -
    1941/42 24 -
    1942/43 28 -
    Total 122 3

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM