Corrado Contin

Iniciou sua carreira no Gradisca em 1941 como profissional aos dezenove anos. Na temporada seguinte fecha acordo com a Lazio mas não encontra espaço no time celeste. Em 1944 passa ao Cormonese e lá acumula 13 presenças.

Após o fim da segunda guerra mundial, em 1945, retorna a capital desta vez para vestir a camisa da Roma.

Não era um grande lateral, dotado de discretos dotes técnicos, porém muito forte e consistente nas recuperações de bola além de boa visão de jogo mas com um rendimento sempre regular. Durante as temporadas que jogou pela Roma procurou fazer seu dever da melhor forma possível, mesmo se teve a falta de sorte de atuar na Roma em um período recheado de problemas técnicos.

Por mais que o presidente Pietro Baldassarre tenta dar vida ao time com os provimentos que tem a disposição, que não são muitos pois o período é de crise estagnada sobretudo na capital, aposta fortemente no time base que trouxe o primeiro título italiano para a capital. O elenco sofre com a indecisão entre a escolha de um esquema técnico conciso, sobretudo também porque tem no banco de reservas o inexperiente Giovanni Degni, ex-jogador que ajudou a fundar a Roma em 1927, habituado ao velho "Método" em uma Itália futebolística que respira cada vez mais o moderno e evoluído "Sistema".

Mesmo assim Conti, se contentando com um magro salário oferecido, consegue amenizar e desenvolver um bom nível de futebol com ambos os sistemas de jogo superando com desenvoltura tanto treinadores metodistas do tipo do lateral Brunella (que inclusive jogara ao lado no início) como os sistemistas Senkey e Fulvio Bernardini.

Em cinco temporadas com a Roma acumula 108 jogos e fornece uma contribuição quase sempre suficiente. Na pior temporada da história romanista (e única até aqui) participa do triste rebaixamento a Série B em 1950. Porém não abandona o barco e com a cabeça erguida ajuda o time a voltar a primeira divisão italiana no ano seguinte, para então dar adeus a capital e ao futebol da bota.

Sim porque em 1952 parte para a Colombia, depois de acertar com o Deportivo Samarios, que no ano seguinte passaria a ser conhecido como Asociación Deportiva Union Magdalena e lá faz 23 partidas antes de encerrar definitivamente com o futebol.

@zamacwb

 

CONTIN

B I O S
  • Corrado Contin


    Nascimento: 07/01/1922
    Cidade : Aquileia

    Função: Lateral

    Estréia : 04/11/45
    Roma 1-0 Siena

    Temporada Pres Gols
    1945/46 21 -
    1946/47 11 -
    1947/48 34 -
    1948/49 35 -
    1949/50 7 -
    Total 108 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM