Luigi Ganassi

Natural de Bagnolo in Piano, região da Emilia-Romagna, Luigi iniciou sua carreira como profissional com apenas quinze anos de idade já como opção de reserva a equipe principal da Reggiana na temporada 1941/42, e além da sua estréia jogou mais seis partidas naquele campeonato da Série B.

Após isso amadureceu e evoluiu sua técnica jogando no time B Granada para depois retornar novamente ao elenco principal em 1945, onde por cinco temporadas disputou 155 jogos e marcou 19 gols, sempre pela segunda divisão italiana.

No verão de 1950, a título de reforço, a Roma oferece um contrato ao jovem Ganassi, a pedido do técnico Adolfo Baloncieri, que aceita prontamente desembarcando na semana seguinte na capital.

Meia ala prodígio e esforçado não tem tempo ruim com ele e logo de cara mostra serviço, mas encontra pela frente um esquema tático confuso em um ambiente agitado e nervoso por falta de resultados convincentes. Além disso, a dura realidade de ter que bater de frente com dois monstros consagrados como seu conterrâneo emiliano Venturi e Maestreli.

Com a tendência de dar tudo de si em campo e a forma aguerrida com a qual contrasta com os adversários casam perfeitamente com os dotes de construção de Pandolfini e Bronèe, fornecendo a Roma uma rampa de lançamento ideal para os atacantes.

Um cotidiano da época escreveu assim na época após a chegada do meio campista ainda na fase de preparação da equipe:

“Causa boa impressão nos jogos amistosos”

Porém não o suficiente para ajudar a equipe a escapar do rebaixamento a segunda divisão no final da temporada.

Certamente não culpa sua os fatos ocorridos que já se alastravam na casa Roma por algumas temporadas a fio, muitas vezes erroneamente confundido pelo sobrenome trocado, como Gianassi ou ainda Galassi, mas infelizmente teve que pagar por todos e em 1951 é negociado com o Siracusa.

Com o time que leva o mesmo nome da cidade siciliana tem mais espaço e continuidade, acumulando 19 presenças e dois gols, nas duas temporadas a disposição dos Leoni.

Em 1953 se transfere para o Marsala para disputar a Série D e com os anos já pesando sobre suas prestações, com então na casa dos trinta, decide pendurar as chuteiras definitivamente em 1955.

@zzzamaaa

2   presenças
1   gols
 

GANASSI

B I O S
  • Luigi Ganassi


    Nascimento: 02/09/1925
    Cidade : Bagnolo in Piano

    Função: Meia ala

    Estréia : 19/10/50
    Bologna 3-1 Roma

    Temporadas Pres Gols
    1950/51 2 1
    Total 2 1

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM