Bruno Dugoni

Se observa bem a imagem do figura pensa que ele saiu de um set de filmagem de Mack Sennett, contracenando como o próprio Carlitos Chaplin tamanha a zoação. E ainda tem quem acredite que looks como o dele são estilos mais modernos no futebol, mas a história diz que não.

Bruno ou “Bibola”, pra ajudar era ruivo e seu cabelo obviamente era daqueles alaranjados de fazer inveja a muita lanterna de fusca fafa. Por causa disto tinha outro apelido também: “er Tutero” , do tipo intelectual britânico, com o irreverente penteado com as orelhas realçando a obra final.

Em campo o piazão era bom. Bom cobrador de pênaltis, fez toda sua carreira praticamente no clube da sua cidade natal, o Modena. Veio para a Roma em 1932, com quase trinta anos, depois de ter disputado 10 temporadas no clube emiliano. Ainda sim tinha muita vitalidade, raça e espírito de vontade. Não era um fora de série, mas quando tinha que mostrar serviço era pau pra toda obra. Fruto disto, inclusive convocado para seleção italiana.

Jogador bandeira do Modena, foi cedido para a Roma contra a vontade do clube e de sua torcida, que não tinha outra alternativa em função de problemas financeiros que atravessava. Dugoni vem para suprir a linha mediana ao lado do capitão Ferraris IV e Fulvio Bernardini. Se tivéssemos que compara-lo com alguém atualmente, Gennaro Gattuso em sua época áurea seria uma boa pedida.

Com toda esta bagagem, mais o espírito brincalhão, não demoraria muito para cair nas graças da torcida romanista testaccina e se consagrar. Uma pena que veio muito tarde com o vigor já contrastado por uma longa carreira, com as cicatrizes marcantes que todo italiano que joga como volante carrega, mas mesmo assim ainda disputou duas temporadas com a camisa giallorossa acumulando 48 jogos e três gols.

Em 1934 retorna para seu Modeno onde joga mais incríveis seis temporadas e quase 100 presenças, além de gols entre Séries B e A. Encerra sua carreira no Rimini em 1941 com quinze jogos e dois gols pela Série C.

Bruno morreu novo, com apenas 54 anos de idade no dia 30 de agosto de 1959, e fora enterrado na mesma cidade que nasceu.

@zamacwb

48   presenças
3   gols
 

DUGONI

B I O S
  • Bruno Dugoni


    Nascimento: 30/3/1905
    Cidade : Modena
    Altura: 168cm
    Peso: 68kg

    Função: Volante

    Estréia : 18/09/1932
    Roma 2-0 Casale

    Temporadas Pres Gols
    1932/33 32 1
    1933/34 16 2
    Total 48 3

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM