Fernando Belladonna

Fernando nasceu na região de Abruzzo, mas cresceu e viveu na capital italiana, e em busca de um ideal, como muitos jovens daquela época, em que despojava-se sobre os gramados a lendária Roma de Testaccio, teve sua preces ouvidas.

Claro que antes de chegar ao time principal, passou por todo o processo natural dos degraus das divisões de base mostrando boa capacidade e condições de propor algo produtivo se sobressaindo nos juvenis até finalmente ser elencado no time principal do recem chegado técnico Luigi Barbesino.

Tem uma chance de ouro no dia 10 de setembro de 1933 no jogo fora de casa contra o Brescia. Mas a Roma perde por 1 a 0 e o jovem Fernando acaba desperdiçando sua única oportunidade de mostrar serviço em um time abarrotado de estrelas no seu setor

Talvez fruto disto fosse o entusiasmo criado principalmente pela euforia nas divisões de base em que se espera jogar a altura da técnica vivida no time principal, bastante exigida no campeonato italiano que amadurecia. E tudo isto a curtíssimo prazo, pois estava-se em busca, antes de mais nada, de um título italiano muito almejado desde a fundação do clube.

E isto não era o seu maior desafio, em um setor do time que tinha nomes de um certo calibre como Guaita (Corsário Negro), Costantino, Scopelli apenas para elucidar alguns nomes, pelo qual existia uma diferença de anos luz a serem batidos frente à concorrência.

Ainda alimenta uma esperança em vão por dois anos, mas em 1937 a diretoria romanista decide cedê-lo ao Cosenza para disputar a terceira divisão italiana. Talvez uma injeção de ânimo para que o atacante amadureça naturalmente, como às vezes ocorre com muitos jovens neste caso, mas Belladonna acusa a frustração e não obtém o desempenho esperado passando ao Pescara na temporada seguinte na Série C. Para piorar durante a temporada agride um árbitro com um soco sendo penalizado com o afastamento definitivo da Federação italiana de futebol.

Mesmo assim Fernando não desiste do futebol e em 1940 disputa pelo Ernesto Breda um campeonato de divisão amadora da capital.

Após a segunda guerra mundial se torna empreendedor de uma das maiores empresas italianas de eletro-mecanica até o final dos anos oitenta.

Faleceu com oitenta e sete anos de idade no ano de 2003 em Roma.

@zamacwb

1   presenças
 

BELLADONNA

B I O S
  • Fernando Belladonna


    Nascimento: 18/07/1916
    Cidade : Anversi degli Abruzzi

    Função: Atacante

    Estréia : 10/09/1933
    Brescia 1-0 Roma

    Temporada Pres Gols
    1933/34 1 -
    Total 1 0

    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM