Kevin Johannes Willem Strootman

Um líder nato, iniciou sua carreira nas divisões de base VV Rijsoord. Em 2007 se transfere para o Sparta Rotterdam e um ano mais tarde estréia no time principal pelo campeonato holandês. Antes da contratação junto ao tradicional PSV em 2011, Kevin ainda tinha passado velozmente pelo Utrecht.

Pelo PSV coleciona dois títulos; o da copa e o da Supercopa holandesa. Por onde passa, o meia central dotado de força e inteligência capaz de dominar com maestria o lado esquerdo do meio campo além de ter uma boa sintonia com o gol, deixa sua marca nas redes adversárias.

Sua especialidade é o meio de campo de retenção, posse de bola e distribuição, tendo grande capacidade de recuperar bolas e reverte-las em contra-ataques mortíferos. Canhoto por natureza, sua inteligência tática lhe permite expor brilhantemente servir seus companheiros para o gol. Dotado de excepcional visão de jogo possui um chute potente além de exímio cobrador de penaltis. O treinador da seleção holandesa, Loius Van Gaal considerou Strootman como aquele que empurra o time a mudar o resultado.

Fechou contrato com a Roma no dia 17 de junho de 2013 pelo valor de 16,5 milhões de euros (mais 3,5 milhões de bônus conforme evolução). Escolheu a camisa aposentada de Aldair a número seis para vestir. Já na terceira rodada marca seu gol com a camisa giallorossa na vitória por 3 a 1 em Parma. No dia 16 de setembro marca seu primeiro gol com a camisa giallorossa na vitória fora de casa por 3 a 1 sobre o Parma. Suas prestações são positivas, e fazem do jogador um ponto de referência para os onze titulares do técnico Rudi Garcia. No dia nove de março porém lesiona gravemente o joelho esquerdo em uma partida contra o Napoli: os primeiros exames evidenciam um rompimento de ligamento com possível dano ao menisco e para ele a temporada se encerra com 29 participações e 6 gols.

Mesmo lesionado, no dia 2 de setembro de 2014, o técnico Rudi Garcia coloca o nome de Kelvin na relação dos 25 convocados para a Liga dos Campeões da Europa. No dia 9 de novembro, depois de 8 meses afastado dos gramados, re-estréia diante do Torino, entrando aos 81 minutos no lugar do Keita. O Jogo termina 3 a 0 para a Roma. No dia 25 de novembro estréia pela Liga dos Campeões da Europa no empate por 1 a 1 fora de casa contra o CSKA de Moscou, entrando no lugar de Nainggolan aos 83'. O joelho esquerdo volta a incomodar no dia 25 de janeiro de 2015 em um jogo contra a Fiorentina que terminara empatado por 1 a 1 e acaba tendo que deixar o campo. Depois de uma artroscopia evidencia complicações no processo operatório inicial, além de evidenciar lesões na cartilagem e o holandês tem que ser submetido novamente a cirurgia ficando mais uma vez afastado do futebol. Sua temporada se conclui com apenas 7 jogos entre campeonato e copas.

Um ano após a lesão, volta a campo no dia 5 de fevereiro de 2016 em um jogo pelo time Primavere (juvenil da Roma) contra o Avellino, em uma partida disputada no Centro e Treinamentos Fulvio Bernardino na Trigoria em Roma, onde Strootman joga durante toda a partida e marca convertendo pênalti o segundo gol da vitória por dois a zero sobre os verdibianchi. No dia 21 de fevereiro entra na lista de convocados para o jogo contra o Palermo no estádio Olímpico e no minuto 78 entra em campo pela primeira vez na temporada ajudando o time a garantir a vitória por cinco a zero sobre os sicilianos.

O holandês seria utilizado mais quatro vezes depois pelo recem chegado técnico Luciano Spalletti, inclusive fazendo assistência para um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Milan no último jogo da temporada fora de casa.

Com a chegada de Eusebio Di Francesco, Strootman ganha nova oportunidade e conquista rapidamente o novo técnico se tornando peça fundamental para o meio campo romanista, algo que parecia ter perdido depois do retorno após sua lesão.

@zamacwb

38   presenças
4   gols
 

STROOTMAN

B I O S
  • Kevin Johannes Willem Strootman


    Nascimento: 13/02/1990
    Cidade: Ridderkerk
    Altura: 186cm
    Peso: 78kg

    Função: Meio Campo

    Estréia: 01/09/2013 Roma 3-0 Verona

    Temporada Pres Assist Gols
    2013/14 25 6 5
    2014/15 6 2 0
    2015/16 5 1 0
    2016/17 33 8 4
    2017/18 5 0 0
    Total38 17 4


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM