Federico Julián Fazio

Nascido na capital argentina, Fazio inicia sua carreira nas divisões de base do Ferro Carril Oeste, ou ainda Club Atletico del Ferro Carril Oeste de Buenos Aires, aos quatorze anos de idade. Depois de efetuar as devidas etapas de formação de 2005 a 2007 nos juniores do clube, finalmente é chamado para vestir a camisa do time principal estreando profissionalmente pela segunda divisão argentina. Com os alviverdes do Ferro acumula 48 partidas e 3 gols nas duas temporadas que serviu o clube argentino ante de se transferir para Europa em 2007.

No dia 25 de janeiro de 2007 de fato, Federico assina contrato com o Sevilla Atlético Club para atuar incialmente no time B espanhol. No inicio da temporada 2007/08 estréia na equipe principal dos Rojiblancos e desde então permanece como ponto de referência para o time por sete anos vindo a conquistar inclusive a braçadeira de capitão. Já no seu primeiro ano ajuda o time conquista a Supercopa da Espanha. Em 2010, já como capitão conquista e Supercopa da Espanha e após isto os mais expressivos da sua carreira no clube: Dois títulos pela Europa League sendo 2013/14 e no seu retorno por empréstimo do Tottenham em 2016.

Seu parêntese com os Spurs ingleses teve inicio a partir do dia 27 de agosto de 2014, ao assinar um contrato por quatro anos com o valor girando na casa dos dez milhões de euros (cerca de 40 milhões de reais). Após dois anos de prestações ao Tottenham, Fazio acumulou vinte presenças e no meio da temporada 2015/16, mas precisamente no dia primeiro de fevereiro de 2016 é emprestado ao ex-clube Sevilla, colecionando seis jogos entre campeonato espanhol e Europa League até o final do ano esportivo.

Na temporada seguinte o zagueiro argentino não chega a retornar para Inglaterra, tudo porque no dia 3 de agosto de 2016 a Roma sela acordo com o Hotspur, a título de empréstimo também por um milhão e duzentos mil euros com uma clausula obrigatória de compra fixada em 3 milhões e duzentos mil euros, se ultrapassado o número de jogos do atleta com a camisa giallorossa, situação que se concluiria em dezembro.

Zagueiro central com elevada estatura (1,95 cm), o forte do argentino é o jogo aéreo tendo facilidade tanto nas interceptações e antecipações quanto nas vezes em que é chamado para área adversária em busca do gol.

Estréia no dia 17 de agosto de 2016 em um playoff pela Liga dos Campeões da Europa contra o Porto entrando no segundo tempo da partida, empatada em 1 a 1, no lugar de Salah. Já seu debute pela primeira divisão italiana ocorreu três dias depois na vitória interna por 4 a 0 sobre a Udinese, desta vez entrando no lugar do grego Manolas. Aos poucos Federico vai ganhando experiência e confiança na competição conquistando durante a temporada uma posição de titular na equipe romanista.

Seu primeiro gol com a camisa giallorossa veio no dia 29 de setembro de 2016 no jogo contra o Astra Giurgiu pela fase de grupos da Europa League. Já o primeiro pelo campeonato italiana ocorre na vitória por 4 a 0 sobre a Fiorentina no dia 7 de fevereiro de 2017. Em abril, Federico faz seu segundo gol pela Roma e ajuda a equipe a vence o Bologna por 3 a 0 fora de casa.

Com a seleção argentina desde cedo também colheu bons frutos. Em 2007 foi vice campeão com a Sub-20 (13 presenças e 1 gol), depois medalha de ouro no mesmo ano no mundial da categoria no canadá e no ano seguinte ouro também nas Olimpíadas de Pequim. Possui quatro presenças e um gol no selecionado principal de sua pátria.

@zzzamaaa

43   presenças
2   gols
 

FAZIO

B I O S
  • Federico Julián Fazio


    Nascimento: 17/03/1987
    Cidade: Buenos Aires
    Altura: 195cm
    Peso: 88kg

    Função: Zagueiro Central

    Estréia: 20/08/2016 Roma 4-0 Udinese

    Temporada Pres Assist Gols
    2016/17 37 1 2
    2017/18 6 0 0
    Total43 1 2


    info@portaleromanista.org

© 2004 PORTALE ROMANISTA BRASIL UMA FÉ QUE NUNCA TEM FIM